AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Oito cêntimos. Prepare-se para pagar pelos sacos de plástico - A taxação dos sacos de plástico, a oito cêntimos cada um, e a criação de "tickets" de transporte isentos de impostos são duas das propostas avançadas pelo grupo de trabalho sobre fiscalidade verde.

Oito cêntimos. Prepare-se para pagar pelos sacos de plástico


A taxação dos sacos de plástico, a oito cêntimos cada um, e a criação de "tickets" de transporte isentos de impostos são duas das propostas avançadas pelo grupo de trabalho sobre fiscalidade verde.
A ideia central é penalizar ou incentivar comportamentos ambientais, através de impostos ou taxas. Assim, uma das novidades no conjunto de propostas já apresntadas ao Governo é a criação de "tickets" de transporte público, isentos de IRS e de Taxa Social Única, para desincentivar o uso do carro próprio.

A partir do próximo ano, as empresas vão passar a poder pagar uma parte dos salários dos seus trabalhadores através deste tipo de vales, tal como já acontece com os "tickets" de refeição, que podem ser trocados por passes ou bilhetes dos transportes públicos colectivos.
Outra das medidas é o aumento da taxa cobrada pelos sacos de plástico. Actualmente, alguns supermercados cobram um ou dois cêntimos, mas, se a ideia do grupo de trabalho for avante, vão passar a custar oito cêntimos, ainda assim, abaixo dos 10 cêntimos propostos em Julho. A ideia é combater números expressivos: cada português gasta 500 sacos por ano.
A comissão propõe também aumentar a taxa da deposição de lixo em aterros sanitários. Estão previstas também alterações no incentivo ao abate de carros em fim de vida - a proposta prevê que quem entregue um veículo receba vales para gastar em transportes públicos, caso não pretenda adquirir um novo.

O relatório está nas mãos do Governo que vai decidir o que pretende pôr em prática, para entrar em vigor já em 2015.

Sem comentários: