Imagens de um festival que marcou uma geração
Antes de seu acontecimento Woodstock foi tachado como “apenas” mais um festival de música, como muitos que já vinham acontecendo nos finais dos anos 60 e início dos 70. Grandes bandas usaram este clichê para não participar do festival, e claro, acabaram se arrependendo. Woodstock foi um dos principais momentos que mudaram a história do rock and roll, e um dos maiores festivais de musica do mundo do mundo.
O plano original era fazer um festival de rock ao ar livre com três dias de paz e muita música, na aldeia de Catskill de Woodstock, mas os moradores locais não viram a ideia com bons olhos e acabaram rejeitando o festival em sua região, obrigando assim os organizadores a mudar o evento para a pequena Bethel, onde conseguiram locar 600 hectares da fazenda Max Yasgur. Os organizadores contavam com a presença de cerca de 200 mil pessoas com base nos ingressos vendidos antecipadamente. No entanto, não foi isso que aconteceu. Atraídos pela musica e algum tipo estranho de magia, jovens de todo os EUA rumaram para a fazenda Max Yasgur, mais de meio milhão de pessoas compareceram ao local, derrubando cercas e tornando o festival um evento gratuito.
Este influxo repentino provocou congestionamentos imensos, bloqueando a Via Expressa do Estado deNova York e eventualmente transformando Bethel em uma “área de calamidade pública”. As instalações do festival não foram equipadas para providenciar saneamento ou primeiros-socorros para tal multidão, e centenas de pessoas se viram tendo que lutar contra mau tempo, racionamento de comida e condições mínimas de higiene.
Durante três dias, cerca de meio milhão de pessoas viviam lado a lado encharcadas pela chuva, desconfortáveis, sem um lugar para ficar, vivendo em um tipo de comunidade confusa. E em meio a este turbilhão não houve uma briga sequer.
Para aqueles que presenciaram o evento, Woodstock não foi somente um fetival de música, mas sim uma experiência total do corpo e da mente, um fenômeno, um acontecimento da contra cultura noticiado ao mundo inteiro, onde a liberdade de expressão de seus partipantes era levada em consideração por todos.
No dia de abertura do evento, sexta-feira, um oficial do festival com olhos apreencivos anunciou para a multidão: “Há um inferno de gente aqui. Se vamos fazer isso, é melhor você lembrar que o cara ao lado de você é o seu irmão. E todo mundo lembrou.
www.imagensdomundo.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário