AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quinta-feira, 31 de julho de 2014

UM ESPECTÁCULO - ELEVADOR DE NAVIOS NA ESCÓCIA





Nunca tinha-mos visto coisa mais espectacular em toda a nossa minha vida!!!

Foi a coisa mais espectacular que já vimos até hoje!! Se não fossemos consultar este engenho espectacular iria-mos jurar que era falso!! Mas a realidade é que existe mesmo esta obra prima que o homem teve necessidade de inventar!! É qualquer coisa de excelência e que não deixa ninguém indiferente!! Simplesmente brutal!! Desde toda a sua concepção, à forma como se movimenta, à sua realidade e à sua utilização!!! Sentimo-nos mesmo muito pequenos perante uma obra gigante como esta!! Isso só nos leva a pensar o seguinte: Vivemos mesmo à distância de muitos outros Países…
Sem Título-1
E estamos então a falar de que?? Pois bem, estamos a falar da roda de Falkirk ou Falkirk wheel é um elevador de barcos rotativo, mais especificamente o trecho final do sistema de canais da Escócia, que permite que barcos pequenos (pequenos entre aspas) possam acessar dois canais, do trofeu Primeiro para o Estuário de Clyde, construído pela Renovação dos canais “Escócia”. A diferença na altura entre os dois canais é de 24 metros, aproximadamente a altura de um edifício de oito andares.
Quando os canais foram renovados foi decidido que tentar consertar ou reconstruir as eclusas estava fora de cogitação. Pois factores como custos de obra, meios ambientais e outros factores tornaram inviável o avanço de outro tipo de obra. Foi então criado o sistema de elevação individual de pequenas embarcações, rotatório ou rotativo como lhe queiram chamar.
Sem Título-2
A roda acomoda barcos com dimensões de até 4 metros por 20 metros de comprimento em um único vão, e quando um lote desce o outro sobe ao mesmo tempo. A rotação de 180º(cento e oitenta graus) leva apenas 4 minutos, com um consumo mínimo de energia, uma vez que o dois vãos têm o mesmo peso, quer tenham ou não barcos em seu interior…!! Temos ou não razão para dizer que esta roda de Falkirk é qualquer coisa de brutal??… veja o vídeo




Google+

Sem comentários: