Projectada pelo arquitecto António Barbosa, do Gabinete de Arquitectura A400, a Reabilitação da Frente Ribeirinha foi o projecto que mais impacto teve na cidade de Lagos, implicando uma área de intervenção superior a 22 mil metros quadrados, traduzindo-se no maior investimento do género alguma vez realizado na cidade.
A Esplanada do Infante, localizada na cobertura do Parque de Estacionamento da Frente Ribeirinha, pretende afirmar-se como um espaço de lazer, ócio e cultura, que marcará definitivamente a frente marítima da cidade e que integra três conjuntos de pavilhões que incluem cada qual um bar e um espaço / equipamento para exposições, com área de esplanada, a que acresce um quarto edifício autónomo destinado a um posto de venda / papelaria.
Recorde-se que os grandes objectivos desta intervenção, integrada no projecto POLIS, passaram por revalorizar os marcos históricos da cidade (nomeadamente o antigo Cais da Ribeira e a muralha junto ao parque) e relacionar a paisagem marítima envolvente com a malha urbana, ou seja, “devolver a frente ribeirinha e a relação com o mar perdida nos anos 50”. O arquitecto voltou a referir que aquela intervenção “visa diversificar a oferta das novas tendências quotidianas, atenuando os desequilíbrios provocados pelo turismo sazonal e fortalecendo a identidade da Frente Ribeirinha, como centro agregador das populações locais e sazonais”.
A terminar, António Barbosa deu os parabéns à autarquia, “por ter apostado antecipadamente na renovação urbana e valorização do seu território, e tido a coragem e a determinação para avançar com a conclusão desta obra nesta altura particularmente difícil do país”, aproveitando igualmente a ocasião para deixar uma palavra de agradecimento à FUTURLAGOS, por ter sido “incansável” no acompanhamento da mesma.
Júlio Barroso, presidente da Câmara Municipal de Lagos, iniciou a sua breve intervenção recordando que “todos os anos o Município faz questão de realçar esta data” que, na sua opinião, trouxe uma das “maiores vitórias para o país” – a institucionalização do poder democrático.
O Presidente da Câmara acredita que “a renovação de Lagos facilitará o dia a dia dos seus habitantes e empresas, dará a quem nos visita novas condições de conforto e comodidade, contribui para um reforço da imagem de qualidade turística e consequente progresso económico-social ”.
in: cm-lagos.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário