AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

terça-feira, 14 de maio de 2013




Alegado agente da CIA detido pelos serviços secretos russos


Alegado agente da CIA detido pelos serviços secretos russos
legenda da imagem
EPA, FSB

Um diplomata da embaixada dos Estados Unidos em Moscovo foi detido pelas autoridades russas que o acusam de tentar recrutar para a CIA um agente dos serviços secretos locais. Na altura em que foi interpelado por agentes do FSB, o alegado espião transportava consigo uma grande soma de dinheiro, vários equipamentos técnicos e uma carta com instruções para o agente que tencionava recrutar, bem como duas perucas e vários pares de óculos escuros. Após ser alvo de um interrogatório, o homem foi entregue à embaixada americana. Os russos declararam-no entretanto “persona non grata” e exigem a sua imediata expulsão do país.

Um comunicado do FSB  diz que “o agente da CIA Ryan Christoper, trabalhando sob a cobertura de terceiro secretário do departamento político da embaixada [americana], foi interpelado na noite de segunda para terça-feira” .

“Foram descobertos na sua posse equipamentos técnicos especiais, instruções para o cidadão russo que ele pretendia recrutar e uma importante soma de dinheiro, bem como meios de mudar de aparência”, lê-se no mesmo comunicado do FSB, os serviços secretos russos que sucederam ao KGB soviético.


Devolvido à embaixada
“O detido foi transportado para o FSB e, depois dos procedimentos necessários, foi entregue à embaixada americana”, prossegue o comunicado, precisando ainda que, “nos últimos tempos, os serviços secretos americanos têm por várias vezes tentado recrutar colaboradores junto das forças da ordem e dos serviços especiais russos”.

Na sequência deste caso, o representante dos EUA na Rússia foi chamado ao ministério dos Negócios Estrangeiros. Nem o embaixador Michael Mcfaul nem os serviços da embaixada quiseram comentar o caso.

Os média russos publicaram inúmeras fotos que mostram o momento da detenção do alegado agente da CIA e da sua presença nas instalações do FSB.

Algumas fotografias mostram documentos pessoais que o identificam como funcionário da embaixada, um grande número de notas de 500 euros e vários outros objetos que transportava no momento
detenção.


Uma operação de espionagem algo artesanal
Estes últimos estão longe do arsenal de alta-tecnologia dos agentes secretos dos filmes de espionagem.

Em cima de uma mesa aparecem uma peruca preta e outra loura (Ryan usava esta última na altura em que foi detido), vários pares de óculos escuros, um microfone, um telemóvel, dois canivetes, uma bússola, uma lanterna de mão, um isqueiro bic fabricado nos EUA e um guia das ruas de Moscovo .

A carta que se destinava, alegadamente, ao agente a ser recrutado, começa por "Caro Amigo" e propõe 100.000 dólares por um contacto preliminar, acenando ainda com um salário de um milhão de dólares por ano, a troco do fornecimento de informações:



Grande parte da carta fornece instruções detalhadas para a criação de uma conta de email que serviria para contactos futuros e, algo surpreendente num texto que se destinava a outro profissional dos serviços secretos, estava repleto de conselhos elementares sobre como manter o anonimato e evitar ser localizado.

“Caro amigo,

Isto é um pagamento adiantado de alguém que está muito impressionado com o seu profissionalismo e que muito apreciaria a sua cooperação futura. A sua segurança significa muito para nós. É por isso que escolhemos este meio para o contactar. Continuaremos a garantir que a correspondência entre nós permaneça segura e secreta.

Estamos prontos a oferecer $ 100.000 para discutir a sua experiência, especialização e cooperação. A recompensa poderá ser muito maior se estiver disposto a responder a a questões específicas. Para ale´m disso, podemos oferecer até $1 milhão por ano por uma cooperação de longo0 prazo, com bónus adicionais se recebermos informação útil.

Para voltar a contactar connosco, por favor vá até um cibercafé ou a um café que disponha de Wi-Fi e abra uma nova conta de Gmail que utilizará exclusivamente para contactar connosco. Quando se registar, não forneça nenhuma informação pessoal que possa ajudar a identifica-lo a si ou à sua nova conta. Não forneça nenhuns contactos reais , EX. o seu número de telefone ou outros endereços de email.

Se o Gmail lhe pedir informação pessoal, recomece novamente o processo de inscrição e evite fornecer esse tipo de dados. Depois de registar esta nova conta , utilize-a para enviar uma mensagem para unbacggdmail.com. Dentro de exatamente uma semana, verifique esta caixa de correio para receber a nossa resposta.

(Se utilizar um netbook ou qualquer outro dispositivo - por ex. um tablet - para abrir a conta num café, por favor não utilize um dispositivo pessoal que contenha dados pessoais. Se possível, compre um dispositivo novo - pagando a dinheiro - que utilizará para nos contactar. Nós reembolsá-lo-emos por esta compra).

Obrigado por ler esta carta. Aguardamos com expetativa a oportunidade de trabalhar consigo num futuro próximo.

Os seus amigos “

Sem comentários: