Fundações: Estado apoiou alguns dos mais ricos do país
Berardo recebeu 13,3 milhões
Estado apoiou alguns dos homens mais ricos do País. Saiba quem e quanto receberam.
A Fundação de Arte Moderna e Contemporânea do empresário madeirense Joe Berardo recebeu 13,3 milhões de euros do Estado entre 2008 e 2010. O magnata Stanley Ho viu a sua fundação obter benefícios fiscais de 2,2 milhões de euros e a fundação do antigo Presidente da República Mário Soares recebeu 1,3 milhões de euros em apoios financeiros públicos no mesmo período.
Os dados constam da lista de avaliação a cerca de duzentas fundações que responderam ao censo do Governo e foram ontem divulgados. Há uma segunda fundação de Berardo cujos dados não foram revelados.
A Fundação AMI, de Fernando Nobre, médico e ex-candidato presidencial, recebeu sete milhões de euros do Estado e obteve benefícios fiscais de 12 milhões. A entidade conseguiu subir o património de 24 mil euros para 32 milhões de euros.
A Fundação Belmiro de Azevedo, do quarto homem mais rico de Portugal, não recebeu dinheiro do Estado, mas os benefícios fiscais atingem os 410 mil euros. A Fundação Oriente recebeu 1,52 milhões do Estado e beneficiou de regalias fiscais de 16,8 milhões de euros.
A Casa de Bragança, presidida por Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu 63 mil euros do erário público e uma isenção patrimonial de 1,9 milhões de euros.
CM
Sem comentários:
Enviar um comentário