Quando tudo o que você mais quer na vida é ter uma piscina no lugar da sua cama, principalmente depois desse calorão todo, vale lembrar que nosso planeta está cheio de belezas naturais que, além de encantadoras, parecem cenários ideais para dias de alta temperatura. Nem todos eles, porém, são recomendados para banhos, mas mesmo assim valem a pena pela vista que, por si só, já refresca.
Este post vai falar particularmente de buracos naturais e sumidouros incríveis espalhados pelo planeta. Confira esses lugares mágicos e depois nos conte qual deles é seu favorito:
1 – Dean’s Blue Hole, Bahamas
Fonte da imagem: Reprodução/Theworldgeography
Talvez não seja uma boa ideia mergulhar nesse local, que, apesar de lindo, pode ser muito perigoso. Por que tanto perigo? Pela profundidade. Estamos falando do buraco natural mais fundo do mundo, com 202 metros de profundidade – mais ou menos a altura de um prédio de 67 andares. O buraco fica na baía de Clarence Town.
2 – Lago Vermelho, Croácia
Fonte da imagem: Reprodução/Theworldgeography
Localizado próximo à cidade de Imotski, na Croácia, o Lago Vermelho é conhecido por suas imensas cavernas e penhascos. Só para você ter ideia, do lago até o topo da caverna que o cerca são 241 metros. O volume do buraco é de aproximadamente 30 milhões de metros cúbicos, característica que justifica o fato de esse ser o terceiro maior sumidouro do mundo.
3 – Morning Glory Pool, Wyoming, EUA
Fonte da imagem: Reprodução/Theworldgeography
Essa belíssima piscina termal (foto de capa) fica no parque Yellowstone, e indo até lá você pode ver a beleza dessas águas bem de perto. A profundidade é de quatro metros, e a cor diferente do lago se dá devido à presença de uma bactéria que vive nele.
4 – Balaa, Líbano
Fonte da imagem: Reprodução/Theworldgeography
Esse sumidouro no Norte do Líbano fica ao fundo de uma caverna de 250 metros. Como se o local não fosse lindo o suficiente, há uma cachoeira de presente, criando o visual incrível que você pode ver na foto acima.
5 – Bimmah, Omã
Fonte da imagem: Reprodução/Theworldgeography
O país árabe tem um belíssimo sumidouro, que conta com um túnel subaquático responsável pela conexão das águas do buraco com as do mar. É permitido mergulhar nesse buraco, mas, como sempre, toda a atenção é pouca. O local fica a 6 km de Dibab.
6 – The Great Blue Hole, Belize
Fonte da imagem: Reprodução/Theworldgeography
O imenso sumidouro submarino fica localizado a 70 km da Cidade de Belize. O buraco tem 124 metros de profundidade, 300 de diâmetro e é considerado patrimônio mundial pela Unesco.
7 – Buraco de Kimberley, África do Sul
Fonte da imagem: Reprodução/Theworldgeography
É difícil de acreditar, mas esse buraco foi construído por homens, e não pela natureza, como todos os outros. Kimberley é conhecida como a capital mundial da indústria de diamantes – é por causa de escavações à procura das pedrinhas de carbono que o “Big Hole” – ou “Buraco Grande”, em uma tradução livre – foi cavado e atingiu a impressionante marca de 1,1 km de profundidade.
Foram retirados 28 milhões de toneladas de poeira do local escavado, resultando em uma produção de 14,5 milhões de quilates de diamantes. Isso tudo resultou no que é considerado hoje o maior buraco feito por humanos em todo o mundo. Aqui foi encontrado o diamante Estrela da África, de 83,5 quilates.
8 – Zacatón, México
Fonte da imagem: Reprodução/Theworldgeography
As águas termais de Zacatón formam o sumidouro mais fundo de todo o planeta, com 339 metros de profundidade.
9 – Ik Kil, México
Fonte da imagem: Reprodução/Theworldgeography
O buraco natural fica localizado em Tinúm, Yucatán, no México, e faz parte do Parque Arqueológico Ik Kil, onde o visitante conta com passeios turísticos de ônibus e até opções de mergulho. Para chegar às águas, você vai precisar descer um paredão de 26 metros – mas não se preocupe, o local é equipado com uma escada.
O buraco conta com pequenas cachoeiras formadas pelas folhas que descem até as águas. Além disso, há diversos bagres negros que vão nadar ao seu lado no sumidouro.
www.megacurioso.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário