AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Japão lembra 73 anos de Hiroshima e pede o fim das armas nucleares



VÍDEO



O Japão apelou esta segunda-feira ao fim das armas nucleares, no 73.º aniversário do bombardeamento atómico de Hiroshima.
Num momento em que o mundo oscila entre o ressurgimento global do nacionalismo e a esperança da desnuclearização da Coreia do Norte, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, lembrou o papel que o seu país, o único a ser atacado com armas nucleares, pode desempenhar neste processo.
"Nos últimos anos, ficou claro que existem diferenças entre os países sobre como proceder com a redução de armas nucleares. Como o único país que sofreu um bombardeamento atómico, é nossa missão liderar pacientemente os esforços por um mundo livre de armas nucleares", afirmou.






本年もまた8月6日を迎え、広島を訪れ、平和記念公園での式典に参列しました。原子爆弾の投下により犠牲となられた数多くの方々の御霊に謹んで哀悼の誠を捧げるとともに、広島の悲劇を決して繰り返してはならないとの決意を新たにいたしました。
No ano passado, o Japão preferiu não assinar um tratado de proibição de armas nucleares, adotado pela ONU, apontando a ingenuidade do texto e alinhando-se com as potências nucleares que invocavam a ameaça norte-coreana.
O Parque Memorial da Paz, em Hiroshima, voltou hoje a ser palco de uma cerimónia de homenagem às vítimas do primeiro bombardeamento atómico mundial, a 06 de agosto de 1945, que matou 140.000 pessoas.
Muitos japoneses rezaram em memória desse dia, que ficou para sempre gravado na história a partir das 08h15 da manhã, quando o avião conhecido como Enola Gay, da Força Aérea americana, largou a bomba de urânio "Little Boy" sobre Hiroshima.






73 years ago today, the United States dropped an atomic bomb called “Little Boy” on in Japan. 100,000 to 180,000 people were killed out of a population of 350,000.http://cnduk.org/hiroshima-nagasaki 
Três dias depois, os Estados Unidos lançaram, a 09 de agosto de 1945, uma segunda bomba atómica (conhecida por "Fat Man") sobre Nagasaki, levando à capitulação do Japão e ao fim da Segunda Guerra Mundial.
Em março, o número total de “hibakusha” [sobreviventes] ascendia a 154.859, face aos 372.264 contabilizados em 1980. A idade média dos sobreviventes dos bombardeamentos nucleares de Hiroshima e Nagasaki é superior a 82 anos.

pt.euronews.com

Sem comentários: