AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

O MUNDO À NOSSA VOLTA


logo editorial

Se alguma coisa de positivo nos têm trazido os horrores que temos presenciado e suportado nos últimos tempos, será  o estar a obrigar-nos a abrir cada vez mais os olhos, e todos os outros sentidos, para o mundo que nos rodeia. Devido a isso, sentimos e percebemos que temos de, individual e colectivamente, investir cada vez mais tempo e recursos para estarmos informados sobre o que se passa à nossa volta. E tentar compreender as mudanças que vão ocorrendo, as manipulações provenientes dos mais variados lados, e que não podemos deixar que nos subjuguem, e afinal, como podemos enfrentar da melhor maneira os perigos que temos pela frente.

Recordemos aqui, hoje, dois acontecimentos de grande importância: as eleições no vizinho reino espanhol, que vão ocorrer a 20 de Dezembro próximo, e a conferência sobre as alterações climáticas, que vai decorrer em Paris de 30 de Novembro a 11 de Dezembro próximos. Nos primeiros links abaixo propomos que se encontre alguma informação.

Quanto ao primeiro acontecimento, recorde-se apenas que Portugal só tem fronteiras terrestres com o reino espanhol, e que pouco se fala hoje em dia de como  esse facto influi na nossa vida como país independente, e no dia a dia dos cidadãos. Gosta-se muito nalguns quadrantes,  de fazer comparações com a Grécia, por vezes com pouco cabimento. Sobre este aspecto, talvez com mais propriedade, seria oportuna uma comparação entre o nosso país e outro, como a Grécia, situado na encruzilhada entre dois continentes e com fronteiras para vários outros países.

Quanto à conferência de Paris, há a dizer que já se vai reconhecendo que as alterações climáticas estão mesmo a acontecer, que a acção humana tem nelas responsabilidade, e que é urgente enfrentá-las. Seria bom fazer-se uma análise sobre o que se passa e se vai fazendo no nosso país.

Propomos que leiam, em complemento, acedendo ao terceiro link, a impressionante síntese de George Monbiot, sobre o equilíbrio ecológico, ambiental e alimentar no nosso planeta.


aviagemdosargonautas.net

Sem comentários: