AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

VEJA E OUÇA ESTAS DUAS INTERPRETAÇÕES DA FAMOSA CANÇÃO - AVÉ MARIA - POR DUAS VOZES DIFERENTES - UM ESPECTÁCULO !

Ave Maria de Bach/Gonoud e de Schubert. Qual será a versão mais bonita?
A oração Ave Maria foi escrita originalmente em latim e, com a passagem dos anos, foi traduzida para vários idiomas. As "Ave Marias" musicadas mais conhecidas são a criada pelo francês Charles Gounod, que é cantada em latim, e a composta pelo austríaco Franz Schoubert, que é cantada em Alemão. Muitos outros compositores escreveram melodias para o texto; entre eles podemos destacar o alemão Johann Sebastian Bach, o italiano Giuseppe Verdi e também o italiano Giacomo Puccini, mas as duas mais estendidas realmente são a de Gounod e Schoubert.

A "Ave Maria" de Gounod/Bach é, sem dúvida uma das composições mais famosas sobre o texto em latim, supostamente escrita por Charles Gounod em 1859 (alguns especialistas dizem que foi realmente escrita por seu sogro), usando como base a harmonia e a textura do prelúdio nº. 1 em Dó Maior do livro I de "O Cravo Bem Temperado", composta por Bach, cerca de 137 anos antes.

A curiosidade é que Bach é um dos principais compositores protestante da História. Gounod, no final de sua vida, se dedicou a música religiosa, chegando a compor o Hino do Vaticano. A música foi então uma parceria entre um protestante e um católico.

Na sequência você vê uma fantástica interpretação da famosa canção, realizada pela soprano sul africana Kimmy Scota, ao vivo em São Paulo, em solo para a Johann Strauss Orchestra, que é de causar pele de galinha.

VÍDEO

Ao contrário do que se pensa, a popular canção "Ave Maria" de Franz Schoubert, na verdade, não era originalmente uma canção religiosa. Ela não tinha a letra em latim, senão que faz menção à uma canção do poema épico popular de Walter Scott, "A Dama do Lago". As palavras de abertura e o coro da "Canção de Ellen", a saber, "Ave Maria" pode levar à idéia da adaptação da melodia de Schubert, como base para o texto completo da tradicional oração católica Ave Maria. Agora, a versão latina da oração possui se fundiu com a melodia de Schubert, que deu origem ao equívoco de que intencionalmente ele escreveu a melodia como um arranjo para a Ave Maria.
No vídeo logo abaixo podemos apreciar a doçura da atuação de outra soprano lírica, a australiana Mirusia Louwerse, também integrante e solista da Johann Strauss Orchestra de André Rieu. É de arrepiar o cabelinho do...

VÍDEO


http://www.mdig.com.br

Sem comentários: