01
Os muros são nada mais do que pedregulhos empilhados uns em cima dos outros sem argamassa ou cimento. Eles são quase sempre bem baixinhos e nem um pouco estáveis, de forma que precisam de manutenção constante. A instabilidade dos muros, no entanto, trabalha a seu favor tornando-os boas barreiras contra o gado que é criado na região. Animais que aprenderam com a experiência que os muros cedem a um simples contato se mantêm bem longe deles.
Um dos lugares mais bonitos onde você pode ver uma vasta rede de muros de pedra está nas Ilhas Aran (foto 6 em diante_, um grupo de três ilhas localizadas na foz da Baía Galwayy, bem na costa oeste da Irlanda. A maior ilha é Inishmore também conhecida como Aranmore. A do meio e segunda maior é Inishmaan e a menor e mais oriental é a Inisheer.
Uma vez que não passava de uma série de afloramentos rochosos estéreis à beira do Atlântico, onde anteriormente não havia ninguém, seus habitantes, ao longo de milhares de anos, criaram a vida através do desenvolvimento de uma técnica de cultivo única, onde a terra cavada a partir de rachaduras na rocha são combinadas com compostagem de algas. Hoje, as ilhas são incrivelmente verdes com muros baixos de pedra dividindo os campos agrícolas, segregando o gado, e mantendo a fina camada de solo a um dedo de distância.
l http://www.mdig.com.br
1 comentário:
Muito fixe estes muros acabam por ser uteis porque eresgauardam as sementeiras.
Enviar um comentário