Por isso, não podemos evitar de ver com certa inveja estes projetos que chegam de fora, como é o caso da ciclovia que liga as cidades de Sejong e Daejeon na Coréia do Sul. Tem uma distância de quase 40 quilômetros e está perfeitamente integrada em uma auto-estrada. Toda essa extensão foi coberta por painéis solares, para um aproveitamento energético que termina de fechar este círculo de sustentabilidade.
Ademais, para deixar qualquer amante do ciclismo babando de inveja, este trecho é o primeiro do mastodôntico projeto de construir uma ciclovia de 350 quilômetros ao redor da cidade de Sejong, todos e cada um, cobertos por painéis solares.
Este é um enorme passo para incentivar formas de transporte não poluentes em um país que não adotou o ciclismo tanto quanto deveria, visto que 7 de 10 coreanos possui uma bicicleta, mas apenas a metade utiliza a magrela apenas uma vez por mês. A maioria considera o ciclismo como lazer, o que já é algo favorável.
Comparado com a Holanda, onde cerca de 43% da população usa bicicletas como forma primária de transporte ou no Japão onde o percentual é de 25%, na Coreia este índice não supera os 3%.
Esperemos que as coisas possam ser resolvidas na medida em que as preocupações de segurança com o trânsito aumentem, e vamos esperar que nosso país (que todo e qualquer país) comece a implementar modelos semelhantes que promovam a energia solar, bem como transporte urbano movido a uma saudável pedalada.
1 comentário:
Bons artigos, Você já ouviu falar de LFDS (Le_Meridian Funding Service, E-mail: lfdsloans@outlook.com --WhatsApp Contact: +1-9893943740--lfdsloans@lemeridianfds.com) é como serviço de financiamento nos EUA / Reino Unido que me concede um empréstimo de US $ 95.000,00 para iniciar o meu negócio e já os pago anualmente há dois anos e ainda tenho dois anos, embora goste de trabalhar com eles porque eles são credores de empréstimos genuínos que podem dar qualquer tipo de empréstimo.
Enviar um comentário