NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"
Este blogue está aberto à participação de todos.
Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.
Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.
Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.
sábado, 24 de janeiro de 2015
O SALTO DAS SETE QUEDAS - Os mais jovens não devem se lembrar, mas apenas a 200 quilômetros ao norte da espetacular Cataratas do Iguaçu, na fronteira entre Brasil e Paraguai, existia outra maravilha natural ainda mais espetacular do que a remanescente. O Salto de Sete Quedas também chamado Salto Guaíra foi uma série de 18 cachoeiras imensas no Rio Paraná localizado em um ponto onde o rio Paraná era forçado por um estreito desfiladeiro. Ela era a maior cachoeira do mundo em volume de água, até desaparecer com a formação do lago da usina hidrelétrica de Itaipu.
Os mais jovens não devem se lembrar, mas apenas a 200 quilômetros ao norte da espetacular Cataratas do Iguaçu, na fronteira entre Brasil e Paraguai, existia outra maravilha natural ainda mais espetacular do que a remanescente. O Salto de Sete Quedas também chamado Salto Guaíra foi uma série de 18 cachoeiras imensas no Rio Paraná localizado em um ponto onde o rio Paraná era forçado por um estreito desfiladeiro. Ela era a maior cachoeira do mundo em volume de água, até desaparecer com a formação do lago da usina hidrelétrica de Itaipu.
Com um volume estimado de 49 milhões de litros por segundo (simplesmente o dobro das Niagara Falls), Sete Quedas era considerada a cachoeira mais poderosa da Terra. O turbilhão de água criava um barulho ensurdecedor que podia ser ouvido a 30 km de distância. Por muitos anos, foi uma grande atração turística, até 1982, quando a represa foi criada para abastecer a recém-construída Itaipu.
A Usina de Itaipu é a maior usina hidrelétrica operando em termos de geração de energia anual, gerando cerca de 100 TWh de energia a cada ano, que é responsável por 75% da energia elétrica consumida no Paraguai e 17% do total consumido pelo Brasil. Para construir essa barragem maciça alguns sacrifícios tiveram que ser feitos, e um deles foi inundar as Sete Quedas.
Meses antes do grande dilúvio, milhares de turistas, de todas as partes do Brasil e do mundo, visitaram o Parque Nacional das Sete Quedas para ver as cataratas pela última vez. Devido à superlotação, em 17 de Janeiro de 1982, quando um grupo de turistas entusiasmados atravessava uma passarela suspensa mal conservada, ela entrou em colapso com o peso resultando na morte de 32 pessoas. 6 pessoas sobreviveram, no entanto, salvas por João Mandi, um herói pescador da região que você pode ver no vídeo logo abaixo.
VÍDEO
A inundação levou apenas 14 dias, ocorrendo durante a estação das chuvas, quando o nível do rio Paraná se eleva. Em 27 de outubro de 1982, o grande lago (foto 10) estava totalmente formado e as quedas tinham desaparecido. Contudo, resquícios delas aparecem quando o nível de água da usina está baixo. Entre os meses de novembro e dezembro do ano de 2012 e em janeiro de 2013 uma pequena parte de um dos saltos e grande parte das pedras sobressaíram no rio.
O diretor da empresa que construiu a barragem, mais tarde fez uma declaração onde dizia:
- "Nós não estamos destruindo Sete Quedas. Nós apenas estamos transferindo a para Itaipu, cujo vertedouro será um substituto da beleza de Sete Quedas" SQN!
Sem comentários:
Enviar um comentário