AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

A ADORMECIDA - ARTE TUMULAR - A escultura deste túmulo foi encomendada por uma viúva para expressar seu amor eterno e sem limites por seu esposo falecido, Laurence Matheson. A arte tumular chama-se "Asleep" ("Dormindo") e foi criada em mármore pelo artista australiano Peter Shipperheyn e encontra-se no cemitério Monte Macedônia em Victoria, Austrália. Abaixo você lê a história de como Peter foi convidado a fazê-la.

A escultura deste túmulo foi encomendada por uma viúva para expressar seu amor eterno e sem limites por seu esposo falecido, Laurence Matheson. A arte tumular chama-se "Asleep" ("Dormindo") e foi criada em mármore pelo artista australiano Peter Shipperheyn e encontra-se no cemitério Monte Macedônia em Victoria, Austrália. Abaixo você lê a história de como Peter foi convidado a fazê-la.

01
A adormecida - Arte tumular 01
Em 1981 Laurence Matheson comprou o maior trabalho que o jovem artista tinha feito na vida: uma escultura em tamanho natural de Cinzia, esposa do próprio Peter. No dia da instalação da obra, o artista conheceu Laurence e ficou surpreso ao ver que o homem que suara entre os funcionários que carregavam a pesada obra era a pessoa que havia comprado-a.

  - "Laurence se apresentou, declarando que havia gostado muito do meu trabalho, até este ponto eu não tinha percebido, pensei que ele era um dos funcionários do lugar. Era uma casa impressionante para um jovem escultor pobre como eu.", conta Peter.

Laurence convidou Eu e minha esposa para comemorar com uma taça de champanhe. Brindamos e conversamos, até que em um ponto da amena conversa ele me perguntou:

  - "E daí jovem, quais são seus planos?"

Peter disse que sonhava um dia poder voltar a Carrara e esculpir um grande peça de mármore. Mas não tinha idéia de como isso ia acontecer já que a grana que ganhava naqueles dias dava mal para pagar as contas. Laurence levantou-se e voltou pouco depois, coloque um punhado de dinheiro na mão de Peter e disse:

- "Por que você não volta para Carrara e me faz uma escultura bem grande!", Peter ficou boquiaberto com a atitude daquele homem que acabara de conhecer. Laurence sugeriu que ele preparasse uma idéia e que se encontrassem novamente em sua propriedade rural, onde a escultura seria colocada.

Semanas depois Peter chegou à casa de campo com a maquete da obra. Laurence desembrulhou, colocou no centro da mesa, olhos detidamente e me puxou de lado para conversar, pois recebia um grupo de empresários russos em sua casa naquele dia:

- "Quanto isso vai me custar?". Peter estava tão entusiasmado com a ideia de fazer uma grande obra em Carrara que havia se esquecido de calcular os custos.

- "Mordi minha língua e disse o primeiro valor que apareceu na minha cabeça, uma pequena fortuna.", lembra Peter. Sem dizer nada, Laurence olho de novo a maquete, saiu e voltou pouco depois. Para a surpresa de Peter, ele trazia um cheque com todo o montante adiantado.

- "Laurie você não quer que eu assine um contrato?", perguntou Peter, sem acreditar no que estava acontecendo. Laurence apenas olhou nos olhos do jovem artista e disse:

- "Que diferença vai fazer um contrato, eu gostei muito do que vi e não acho que você seria tão tolo para desperdiçar a oportunidade que isso representa para você."

Peter disse que teve que pedir para que a esposa o beliscasse para ter certeza de que não estava sonhando. Cinzia e ele partiram para a Itália onde permaneceram 12 meses em Carrara, durante este tempo Peter fez o seu primeiro grande trabalho em mármore "S...HE" e também muitas outras esculturas que, juntas, foram o suficiente para alavancar sua carreira.

Infelizmente, alguns anos depois Laurence ficou doente e logo faleceu. Em 1987 Peter foi convidado por sua viúva Christina para esculpir uma figura chamada "Asleep" em mármore de Carrara como sua lápide. As imagens que ilustram o post mostram a bela obra.
02
A adormecida - Arte tumular 02
03
A adormecida - Arte tumular 03
04
A adormecida - Arte tumular 04
05
A adormecida - Arte tumular 05

Sem comentários: