ALUNOS DE NELSON CONCEIÇÃO BRILHARAM EM ALCOBAÇA
Dos vários alunos de Nelson Conceição, professor de acordeão desde 2002, participaram no 19º Troféu Nacional de Acordeão, que decorreu nos dias 10 e 11 em Alcobaça, o mais importante do país nesta área musical, doze dos seus alunos, alcançando todos eles um lugar no pódio.
Segundo Nelson Conceição, «este foi um troféu muito exigente a vários níveis porque alguns dos alunos nunca tinham antes participado neste tipo de evento. Apesar do nervosismo dos alunos, pode dizer-se que as provas correram bem, até porque este trofeu é mais pedagógico do que competitivo e nesse sentido é sempre importante para os alunos evoluírem a vários níveis»..
Em 33 participantes, Jéssica Guerreiro, das Ferreiras, Daniel Silva, de Paderne, e Mateus Marrachinho, da Guia, receberam, respetivamente, os primeiros prémios nas Categorias de Sénior Varieté, Júnior Varieté e Iniciados.
Na Categoria de Juvenil Solista Varieté, João Palma e Cláudio Cruz, ambos de Loulé, receberam, respetivamente, o 2º e 3º prémio.
Hernâni Cerqueira, de Tunes, foi o terceiro classificado na Categoria Livre Solista.
Na Categoria de Duo, o duo composto pelos irmãos, André & Beatriz Filipe, de Almodôvar, e o duo Pedro Palma & Tiago Silvestre, de Loulé e de Castro Verde, ficaram em 2º lugar nas categorias Duo A e Duo B, respetivamente.
Mariana Coelho, de Olhos D’Água, e Carolina Farias, da Guia, ficaram em 3º lugar exequo na Categoria Infantil.
Para conseguir levar os alunos a este troféu nacional, Nelson Conceição contou com a colaboração das associações onde leciona, nomeadamente: a Associação Grupo dos Amigos de Loulé; a Banda Filarmónica de Castro Verde e a APEXA (Associação de Apoio à Pessoa Exepcional do Algarve), na Guia, e também com o apoio da Câmara Municipal de Castro Verde e da Direção Regional de Cultura do Algarve.
Segundo este professor nexense, nascido no sitio da Bordeira - a que muitos já chamaram “Capital do Acordeão” - «devido aos constrangimentos financeiros e económicos que todos conhecemos é cada vez mais difícil angariar apoios para as atividades culturais. Se em anos anteriores poderíamos contar com mais apoios das autarquias, hoje isso já não acontece, a alternativa possível foi criar com os pais um conjunto de sinergias e um maior nível de entreajuda e solidariedade, o que se veio a revelar muito positivo», conclui Nelson Conceição.
_______________________________________________________________
Sobre Nelson Conceição:
Nelson Conceição (1978), é licenciado em Educação Musical pela E.S.E. de Beja e Pós-graduado em Ciências Musicais: Estudos de Música Popular na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, frequentou também uma Masterclass de aperfeiçoamento com o norte-americano Peter Soave, especialista no compositor argentino, Astor Piazzolla.
Recebeu vários prémios, entre eles: o 3º prémio no Troféu Mundial em 2000 – a melhor classificação até então de um português na categoria varieté/virtuosismo; o 1º Prémio no Concurso Nacional de Acordeão em Alcobaça 2002; 3º lugar no Prémio Azzola-Zolotariew em Aubagne-Marselha (França) e ainda o 1º lugar no “Itália Award 2011” para melhor composição Moderna. Integrou e/ou produziu importantes edições discográficas e literárias, onde se destacam a “Homenagem à obra de João Barra Bexiga”; “Homenagem José Ferreiro Pai e Filho”; “Homenagem a António Madeirinha”; “O Acordeão pelas mãos dos jovens Vol.I e II”; “O Rosto da Gente e da Região do Algarve” – Moças Nagragadas (4 Volumes); “Danç`Aqui” – Rastemenga; “O Cancioneiro Tradicional Português”; e ainda, com a cantora algarvia Viviane, participa nas músicas “Coração abandonado” e “Gavetas do amor”, as quais fizeram parte da banda sonora da telenovela “Ilha dos Amores”.
Em 2002, recebeu a medalha de mérito cultural da cidade de Faro.. Desenvolve atualmente com os seus alunos a “Folequestra”, um projeto de cariz pedagógico e artístico que já obteve alguns prémios importantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário