AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

1 DE MARÇO - ALQUEVA VAI RECEBER CAMPEONATO EUROPEU DE WINDSURF


Alentejo - «Campeonato europeu de Windsurf é fundamental para o desenvolvimento do Grande Lago e dos desportos náuticos»

A 1 de Março começa nas águas de Alqueva, no Centro Náutico de Monsaraz, a primeira etapa do Campeonato Europeu de Windsurf. José Calixto, presidente da autarquia de Reguengos de Monsaraz e Vasco Chaveca, presidente da nova Associação Formula Windsurfing Portugal, olham para o evento como «fundamental» para o desenvolvimento de Alqueva enquanto destino nacional para a prática de desportos náuticos.



José Calixto, presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, considera que estaprova, competição de nível europeu, é «fundamental para o desenvolvimento do Grande Lago enquanto destino de referência nacional para a prática de desportos náuticos».

O Alqueva, considerado o maior lago artificial da Europa, «tem condições únicas em Portugal para os desportos náuticos, pois para além da sua dimensão e das condições climatéricas favoráveis que existem durante quase todo o ano, possui uma beleza paisagística incomparável».

Por estes motivos, vinca o edil, «o Grande Lago atrai muitos desportistas náuticos e espectadores para as provas que são organizadas ao longo do ano, contribuindo significativamente para o desenvolvimento local e regional».

Em 2014 é o terceiro ano que o concelho de Reguengos de Monsaraz recebe uma prova internacional de Windsurf.

«Naturalmente, o município de Reguengos de Monsaraz tem apoiado estas competições e está disponível para ajudar as organizações de eventos náuticos no Grande Lago, sejam de windsurf ou de qualquer outra modalidade, pois consideramos que a promoção do concelho e da região deverá ser feita de forma integrada e sustentada em todos os fatores que potenciem positivamente o seu desenvolvimento», sublinha José Calixto.

O autarca acrescenta que Reguengos de Monsaraz «beneficia por receber desportistas de várias nacionalidades, que ficam a conhecer, e esperamos que a gostar, do Grande Lago».

«Beneficia igualmente pelo grande número de pessoas que se deslocam ao concelho para assistir às provas e que ficam alojadas nas unidades de turismo. Existem por isso claros benefícios ao nível do desenvolvimento económico dos sectores do alojamento e da restauração», vinca o presidente da autarquia alentejana.

Por outro lado, conclui José Calixto, tanto os desportistas como os espectadores das provas «despendem algum tempo para conhecer a região, nomeadamente a vila medieval de Monsaraz, o Centro Oleiro de São Pedro do Corval, considerado o maior do país com 22 olarias em actividade, o vasto e rico património arqueológico, com mais de 150 monumentos identificados, mas também a beleza paisagística do concelho».

«Estas provas que são organizadas no Grande Lago são igualmente um factor importante de promoção nacional e internacional do concelho através dos meios de comunicação social dos nove países europeus que recebem a competição», remata José Calixto.

Vasco Chaveca, presidente da nova Associação Formula Windsurfing Portugal, criada em 2013, com o objectivo de «tornar a classe de Formula Windsurfing independente e com melhores possibilidades de crescimento sem ter que depender de outras classes», foi a pessoa que iniciou os contactos no final de 2010 com a autarquia de Reguengos de Monsaraz para a organização de uma prova do Campeonato Nacional da Classe de Formula Windsurfing.

«Após a primeira abordagem da minha parte representando a APWIND a Câmara de Reguengos mostrou-se inteiramente disponível para ajudar no que fosse necessário, pois seria um meio de promover e divulgar tanto a Barragem de Alqueva como todo o concelho de Reguengos, para os desportos náuticos», contextualiza.

O responsável recorda que a primeira edição de provas realizou-se em 2011, com a participação de duas classes de «windsurf Slalom» e «Formula Windsurfing», embora «tenha sido apenas uma prova do Campeonato Nacional».

A segunda edição realizou-se em 2012, e «além de ter sido uma prova do Campeonato Nacional, foi também prova ibérica (Iberian Cup 2012) fez parte do novo ranking europeu (European Cup criado nesse mesmo ano) e contava também para o ranking mundial da Classe». Neste Campeonato, salienta, «estiveram presentes 44 atletas de Portugal, Espanha, França e Letónia».

Em 2013, explica Vasco Chaveca, não houve qualquer prova no Grande Lago, devido a vários factores, «um deles, a constituição da nova Associação que nos consumiu muito do nosso tempo, para podermos organizar junto da Câmara de Reguengos de Monsaraz outra prova da classe de Formula Windsurfing».

Em 2014 com a terceira edição do Campeonato Formula Windsurfing Alqueva de 2014, a prova deste ano «irá fazer parte do Campeonato Nacional da Classe, será ranking ibérico de águas Interiores (esta prova faz parte do ranking ibérico de aguas interiores com varias provas também em lagoas e barragens de Espanha), será também ranking Europeu (European Cup 2014) e do ranking Mundial».

Ao todo espera-se a participação de 40 atletas, «para manter o número e nível de 2012.

Promoção do turismo náutico:

Para o presidente da Associação Formula Windsurfing Portugal durante muitos anos «o interior do Alentejo nunca esteve voltado para as actividades náuticas, muito devido a não possuir um plano de água suficientemente grande para ter boas actividades náuticas».


Todavia, realça, com a construção da barragem de Alqueva «foi alterada completamente essa opinião e mentalidade. Sendo o Alqueva uma das maiores barragens da Europa seria impensável não a utilizar para os desportos náuticos, se nos outros países europeus temos lagos bem mais pequenos e com menos condições que o Alqueva e são usados a 100% para actividades náuticas», como o caso que exemplifica do lago Di Garda, em Itália.

«Com a organização deste tipo de eventos na região de Alqueva é uma forma de mostrar à população local e não só, que a barragem tem condições excelentes para a prática de desportos náuticos e poderá ser um dos grandes centros de desportos náuticos, devido a sua total segurança e a podermos práticas os desportos náuticos durante todo o ano, que no caso de no mar no Inverno as condições são impossíveis de organizar qualquer evento», acrescenta.

Vasco Chaveca sublina que com a promoção e divulgação de grandes eventos náuticos na barragem, «e o Alqueva sendo conhecido a nível europeu e mundial, poderemos vir a ter muito turismo náutico durante todo o ano, logo será uma forma sustentável de desenvolvimento para a toda a envolvente da barragem».

Além da organização destes eventos, afirma, garante que a Associação está a desenvolver esforços junto ao Centro Náutico de Alqueva, «para que este venha a possuir escola de vela e de Windsurf, para que possamos ter jovens atletas alentejanos a começar a andar de windsurf e no futuro a participar nas nossas provas».

Vasco salienta ainda que «embora o nosso Campeonato esteja inserido dentro do Concelho de Reguengos de Monsaraz, penso que será uma mais-valia para todos os concelhos que possuem contacto directo com a Barragem e todos tem a ganhar com este tipo de eventos e toda a sua promoção e divulgação».

«O Alqueva é de todos os concelhos Alentejanos, e todos serão beneficiados», remata o responsável.

A primeira etapa do Campeonato Europeu de Windsurf - «2014 Formula Windsurfing European Cup Series» começa em Reguengos de Monsaraz a 1 de Março e conta com o apoio organizativo da Câmara de Reguengos de Monsaraz, da Associação Formula Windsurfing Portugal e o patrocínio da empresa Campofrio (Nobre).

A competição segue depois para nove países, terminando em Setembro em Itália.

Sem comentários: