foto Helder Sousa (facebook)
AS RIFAS
Até ao final dos anos sessenta, por altura da "Quaresma" vigorava a proibição de realizar bailes e por isso era tempo de se fazerem as "Rifas".
Na Conceição de Faro Estoi, Santa Bárbara de Nexe e por outras aldeias, as rifas eram organizadas por moças, nas suas próprias casas ou ainda em colectividades, para as quais convidavam outras moças e principalmente homens. Naturalmente que para além do jogo em si, os homens eram atraídos pelas moças, para esta espécie de jogo convívio.
As pessoas reuniam-se á volta da mesa para jogar ás cartas, apostando rebuçados que eram vendidos pela dona da casa e organizadora da rifa.
Os rebuçados custavam "meio tostão" ou "um tostão" conforme a qualidade. Os homens compravam rebuçados conforme as "intenções" que tinham em relação á organizadora da rifa, isto é, se pretendiam ou não agradá-la.
As rifas eram realizadas duas ou três vezes por semana normalmente ás Quintas-Feiras, Sábados e Domingos, decorrendo durante o período da "Quaresma".
Pela sua simplicidade os jogos mais populares que se jogavam nas rifas, eram o "sete e meia" e o "montinho".
Na Conceição de Faro Estoi, Santa Bárbara de Nexe e por outras aldeias, as rifas eram organizadas por moças, nas suas próprias casas ou ainda em colectividades, para as quais convidavam outras moças e principalmente homens. Naturalmente que para além do jogo em si, os homens eram atraídos pelas moças, para esta espécie de jogo convívio.
As pessoas reuniam-se á volta da mesa para jogar ás cartas, apostando rebuçados que eram vendidos pela dona da casa e organizadora da rifa.
Os rebuçados custavam "meio tostão" ou "um tostão" conforme a qualidade. Os homens compravam rebuçados conforme as "intenções" que tinham em relação á organizadora da rifa, isto é, se pretendiam ou não agradá-la.
As rifas eram realizadas duas ou três vezes por semana normalmente ás Quintas-Feiras, Sábados e Domingos, decorrendo durante o período da "Quaresma".
Pela sua simplicidade os jogos mais populares que se jogavam nas rifas, eram o "sete e meia" e o "montinho".
- Sete e meia, as cartas têm o valor nominal sendo que as figuras valem meio ponto. O objectivo é fazer sete pontos e meio, ou o mais próximo, caso ultrapasse, "rebenta" e perde o jogo.
- A banca distribuí uma carta a cada jogador, ficando também com uma para si próprio
- De seguida vai perguntando a cada jogador se quer mais cartas ou se fica como está
- Quando todos os jogadores não pedirem mais cartas, a banca depois de pedir ou não mais cartas para si, mandando mostrar o jogo a cada jogador conforme lhe palpitar se o jogador tem ou não bom jogo, podendo em cada caso pedir ou não mais cartas para si próprio. Em caso de rebentar paga a todos os jogadores que ainda estão em jogo.
- Montinho, a banca faz cinco montinhos de cartas e pede que lhe seja atribuído um dos montinhos, por um dos jogadores. As cartas têm o valor nominal sendo que as "figuras" (dama, valete, rei) serão as mais fracas.
- Os jogadores apostam ou "carregam" os rebuçados no montinho que quiserem
- Depois das apostas feitas a banca volta o seu montinho mostrando a 1ª. carta de baixo
- Depois vai voltando cada montinho verificando igualmente a 1ª. carta debaixo, perdendo ou ganhando conforme a sua carta é mais forte ou mais fraca que a do montinho em causa
Resta dizer que a "banca" era atribuída ou comprada por um jogador mais hábil, caso contrário poderia dar-se a sua falência e teria de ser entregue a outro jogador.
No final da época a rifa rendia uma pequena renda á sua organizadora que normalmente ajudava na compra de alguma peça de vestuário.
No final da época a rifa rendia uma pequena renda á sua organizadora que normalmente ajudava na compra de alguma peça de vestuário.
- José Elias MorenoQue Deus me perdoe, mas as Rifas também não eram tão inocentes e isentas de pecaminosas intenções, como se pudesse imaginar, para uma quadra de "defeso" como é a Quaresma. Se o baile proporcionava às costumeiras controladoras o apreciado espectáculo do arrimanço e furtivo beijinho, nas rifas eram elas as próprias a reservar as mesas redondas e os assentos para os casalinhos de pombos mais pretensamente apaixonados, ou mais efusivos no uso de linguagem e piadas brejeiras com alusão á shota (sota ou dama) de ouros, áz de copas,cavalo de pau(s)e outros comentários patèticamente repetidos para seu gozo e divertimento, para além do jogo escondido debaixo da mesa.