Os povos africanos e suas etnias
A leitura deste tema despertou-me o interesse... Os povos africanos pertencem a varias centenas de grupos étnicos diversos. Cada grupo tem sua língua distinta, tradições, arte, ofícios, historia modo de vida e religião.
Resolvi pesquisar mais a fundo quando me deparei com algumas referências aos guerreiros Maasai (segue abaixo)...
O atual continente africano consiste numa grande variedade de mundos. Seus povos vivem em diversas condições tanto de contrastes extremados como de classe media.
Há extrema pobreza e grandes riquezas; ha pessoas que sofrem de sede e fome, e pessoas que tem comida em abundância; ha enormes reservas naturais com abundância de vida natural e ha partes altamente urbanizadas de cidades com arranha-céus e conforto moderno.
No Quênia, na África Oriental, há mais de 40 etnias, cada uma com suas próprias crenças. A maasai, instalada no sul do país e o norte da Tanzânia, acredita num deus único, dividido em duas pessoas.
Eles são Enkai-Norok, deus negro e generoso da chuva e Enkai-Manyocik, deus vermelho e malicioso da seca. Segundo suas crenças, matar um animal sem razão alguma é violar o sagrado e chamar o castigo divino.
Os Maasai preservam muitas de suas tradições culturais e, é um dos grupos mais conhecidos internacionalmente. Seu idioma é o “Maa” e sua população estava estimada em 883.000, ou seja, 453.000 no Quênia e 430.000 na Tanzânia. Essa estimativa torna-se prejudicada devido a natureza nômade dos Maasai, pois é a única etnia autorizada a viajar livremente pelas fronteiras entre o Quênia e a Tanzânia.
A força desse povo é visível no olhar, conhecido como “Caçadores de Leões”, os jovens caçavam em sinal de bravura para suas futuras esposas, hoje essa é uma prática rara, mas quando caçam, o método utilizado é a lança, não utilizam rifle ou espingarda.
Eles são Enkai-Norok, deus negro e generoso da chuva e Enkai-Manyocik, deus vermelho e malicioso da seca. Segundo suas crenças, matar um animal sem razão alguma é violar o sagrado e chamar o castigo divino.
Os Maasai preservam muitas de suas tradições culturais e, é um dos grupos mais conhecidos internacionalmente. Seu idioma é o “Maa” e sua população estava estimada em 883.000, ou seja, 453.000 no Quênia e 430.000 na Tanzânia. Essa estimativa torna-se prejudicada devido a natureza nômade dos Maasai, pois é a única etnia autorizada a viajar livremente pelas fronteiras entre o Quênia e a Tanzânia.
A força desse povo é visível no olhar, conhecido como “Caçadores de Leões”, os jovens caçavam em sinal de bravura para suas futuras esposas, hoje essa é uma prática rara, mas quando caçam, o método utilizado é a lança, não utilizam rifle ou espingarda.
A tribo Maasai se distingue das outras etnias vestindo sempre algo na cor vermelha. Patriarcalista por natureza, os mais velhos é que decidem sobre qualquer assunto para todos os grupos Maasai.
Os destaques ficam para a dança. Essa dança para o povo Maasai, na verdade, é um sinal de virilidade,. quem salta mais alto tem mais esposas, daí vem sua importância para a tribo.
Os destaques ficam para a dança. Essa dança para o povo Maasai, na verdade, é um sinal de virilidade,. quem salta mais alto tem mais esposas, daí vem sua importância para a tribo.
O Ser Supremo e Criador dos Maasai
Enkai (conhecido também como Engai) é seu único Deus, àquele que dá o gado ao povo Maasai, também Guardião da Chuva, do sol, da fertilidade, do amor e fonte do conhecimento sobre as ervas.
O líder espiritual dos Maasai é o “Laibon”, ele é o intermediário entre os Maasai e o Deus Enkai.
A iniciação é realizada somente na maioridade dos jovens, quando então ocorrem as cerimônias ritualísticas, a principal é a circuncisão.
Curioso é o casamento, para que as mulheres possam casar, elas devem estar solteiras e grávidas, dessa forma o homem pode escolher a que mais lhe agradar, desenhando na barriga da escolhida um X vermelho. A mulher não pode recusar o pedido, mas caso o faça, ela simplesmente é mandada embora de sua própria casa e abandonada pela família.
A mulher só pode casar uma única vez na vida, já os homens podem ter quantas esposas desejarem e ao mesmo tempo, tudo vai depender do número de vacas suficiente para cada dote. A cada matrimônio o homem tem que dar 10 vacas ao pai da noiva.
Conhecer um pouco da cultura e dos costumes dos “Maasai” (uma das centenas de etnias que habitam as 52 nações do continente africano), é sem dúvida, muito agregador. Não caberia apenas num artigo, a multiplicidade de rituais e hábitos desse povo, porém, é certo que, a África talvez seja a região do mundo onde existe a maior variedade desses costumes, considerados exóticos pela mentalidade ocidental.
Enkai (conhecido também como Engai) é seu único Deus, àquele que dá o gado ao povo Maasai, também Guardião da Chuva, do sol, da fertilidade, do amor e fonte do conhecimento sobre as ervas.
O líder espiritual dos Maasai é o “Laibon”, ele é o intermediário entre os Maasai e o Deus Enkai.
A iniciação é realizada somente na maioridade dos jovens, quando então ocorrem as cerimônias ritualísticas, a principal é a circuncisão.
Curioso é o casamento, para que as mulheres possam casar, elas devem estar solteiras e grávidas, dessa forma o homem pode escolher a que mais lhe agradar, desenhando na barriga da escolhida um X vermelho. A mulher não pode recusar o pedido, mas caso o faça, ela simplesmente é mandada embora de sua própria casa e abandonada pela família.
A mulher só pode casar uma única vez na vida, já os homens podem ter quantas esposas desejarem e ao mesmo tempo, tudo vai depender do número de vacas suficiente para cada dote. A cada matrimônio o homem tem que dar 10 vacas ao pai da noiva.
Conhecer um pouco da cultura e dos costumes dos “Maasai” (uma das centenas de etnias que habitam as 52 nações do continente africano), é sem dúvida, muito agregador. Não caberia apenas num artigo, a multiplicidade de rituais e hábitos desse povo, porém, é certo que, a África talvez seja a região do mundo onde existe a maior variedade desses costumes, considerados exóticos pela mentalidade ocidental.
A estrada passa veloz ao longo do Rift Valley, cortando a árida savana marcada pelas acácias. No horizonte, as montanhas marcam a fronteira entre Quênia e Tanzânia. Ainda mais longe fica o cume do Kilimanjaro coberto de neve. É a terra dos Maasai, pátria de um povo orgulhoso e indomável, de pastores e guerreiros, terra que guarda as raízes de uma antiga tradição. Começa a alvorada.
Um ‘conto’ Maasai...
Na aldeia da noiva fervem os preparativos: é o dia do matrimônio, data em que a moça será entregue oficialmente ao seu futuro esposo. Este vem de muito longe e espera com uma testemunha fora da cabana, entre os homens da família de sua futura esposa. Dentro da cabana, a mãe e as outras mulheres da aldeia preparam a moça seguindo um ritual secreto e inalterado no tempo.
A cabana é baixa e escura, de forma retangular, feita de folhas e galhos entrelaçados, cobertos de peles de animais e de uma mistura de argila e esterco de vaca. Pela única porta, ligeiramente aberta, entram e saem mulheres, atarefadas e alegres, todas enfeitadas com suas melhores roupas e adornos. São colares, braceletes, brincos e anéis feitos com pérolas de muitas variedades. Para valorizarem seus adereços e ficarem mais atraentes, todas têm as cabeças raspadas.
A vaidade dos homens não é menor. Eles se vestem com mantos de lã, nos quais prevalece a cor vermelha em diversas tonalidades. As crianças, sentadas no chão, olham silenciosas e pacientes, apesar das nuvens de moscas rodando sobre elas.
A tia e uma das irmãs da noiva ficam encarregadas de preparar as sandálias com as quais a moça será apresentada à aldeia do noivo.
As sandálias são um símbolo de prosperidade para a família que se forma. Elas representam o gado que é um bem supremo, fonte de vida e de prestígio. "Senhor - oram os Maasai - concedei-nos generosamente sandálias e cajados para o tempo da nossa velhice".
Ainda hoje, os Maasai são, em grande parte, pastores nômades que alternam longos meses em busca de pastos e água com outros períodos de permanência em lugares fixos. O gado é meio de vida e objeto de fé. Segundo a lenda, Engai (ou Enkai), o Ser Supremo, teria entregue todo o gado do mundo aos Maasai. Lavrar a terra seria uma ofensa.
Às manadas são dedicados carinho e atenção. O gado, com vistosas corcundas e longos chifres, tem um grande valor social: a fortuna econômica é sempre medida pela quantidade de gado, que serve para manter a família, aumentar a riqueza e possuir mais mulheres e filhos.
Os animais também são objeto de culto; não são mortos exclusivamente por motivos alimentares, mas somente por razões rituais. O alimento principal é o leite. Durante o casamento, é oferecido a todos os presentes na espera que a esposa esteja pronta para deixar a casa materna. O leite tem um gosto ácido e, muitas vezes, é misturado ao sangue do gado que traz vitalidade e força aos Maasai.
Para que o matrimônio aconteça, as famílias passam por longas negociações. A moça prepara-se para as bodas desde a puberdade, quando sofre a excisão, abandonando o nome da infância e os velhos enfeites. A oficialização do casamento ocorre somente quando o noivo entrega ao pai da noiva o número de bois negociado. Para muitos povos africanos, o casamento não envolve simplesmente um homem e uma mulher, mas as suas famílias inteiras. A ligação que se cria por meio da entrega do gado torna-se uma nova relação de amizade, partilha, solidariedade e apoio recíproco.
A esposa está quase pronta e o esposo, impaciente, após longas horas de espera. O pai e alguns anciãos entram na cabana para os ritos e a benção final. A última a sair é a noiva. Está vestida com uma longa túnica preta enfeitada com adornos coloridos. As mãos escondem o rosto de uma moça de quinze anos, emoldurado por faixas de pérolas, colares e brincos. Ela soluça e chora enquanto vai ao encontro do esposo, sem olhar atrás de si, pois causaria má sorte. As mulheres da família acompanham-na até o esposo, entoando cantos de encorajamento, misturados com gritos agudíssimos.
Ela é entregue ao esposo e à testemunha, ambos de rosto pintado de vermelho. É o momento da separação, da saída para uma nova casa e uma nova vida. A aldeia reúne-se ao redor da jovem, que soluça fortemente, sinal de tristeza e gratidão para com a família que a criou e que talvez jamais possa rever.
Invisíveis trilhas de terra arenosa, que olhos estrangeiros não sabem descobrir, levam à aldeia do marido, onde tudo está pronto para acolher a esposa. As mulheres idosas, bem adornadas, acolhem-na e acompanham-na até a nova cabana, cantando e dançando ritmicamente. Seus movimentos repetem os dos pássaros e dos animais da savana.
Invisíveis trilhas de terra arenosa, que olhos estrangeiros não sabem descobrir ...
O conjunto tem algo de mágico e hipnótico, cercado por um vale encostado nas montanhas, onde o tempo e a natureza parecem imóveis, vítimas de uma magia que essas vozes e essas danças prolongam ao infinito.
Depois de ter acompanhado a esposa, que não sairá da cabana pelo resto do dia, as mulheres acolhem os outros hóspedes, que são levados, sempre ao ritmo de cantos, sob a proteção da sombra de grandes acácias. É servido churrasco sobre longas e grandes espadas. A cerveja fabricada na aldeia é misturada à cerveja comercial e todos bebem à vontade.
As mulheres mais jovens, em grupo e com as crianças acomodadas junto ao corpo, também participam. Durante horas e horas, debaixo do sol forte, entoam com vozes agudas hinos de alegria e de prosperidade para o novo casal. Os anciãos, os únicos no interior da pequena aldeia, bebem e discutem à sombra de uma grande árvore, e abençoam os hóspedes que a eles prestam homenagem, pondo carinhosamente a mão sobre suas cabeças. Os jovens guerreiros, ao contrário, ficam de lado.
Povo temido - Os moran, como são chamados os guerreiros entre quinze e trinta anos, têm longos cabelos entrelaçados e misturados com ocra vermelha e gordura de carneiro. Em tempo de guerra estas decorações serviam para tornar mais assustador o aspecto dos guerreiros e agora, durante a cerimônia, servem para atrair a atenção, em particular das moças.
O rapaz torna-se moran após a circuncisão, assumindo um compromisso militar diante da comunidade. Os guerreiros possuem o direito e o dever das armas, defendendo o território e o gado, caçando os animais predadores e, no passado, roubando gado de outros povos.
Hoje os Maasai perderam a agressividade que os tornava o povo mais temido da região, mas conservaram costumes e tradições.
Entre eles, as danças características, durante as quais os guerreiros mostram a habilidade pessoal e o entrosamento de grupo, acontecem ao som de um canto rítmico feito de tons agudos e graves.
Nem todos os moran permanecem na aldeia. Alguns saem para a caça ao leão, antigamente um rito fundamental na consagração de um novo membro. Para os Maasai a caça ao leão no dia das bodas garante boa sorte ao matrimônio.
Os jovens guerreiros partem acompanhados dos anciãos, que oram para Engai (Enkai), o Ser Supremo, "cujo olho é grande e a tudo observa". Ele vigia os Maasai "que são os melhores e os mais fortes guerreiros".
Os jovens guerreiros partem acompanhados dos anciãos, que oram para Engai (Enkai), o Ser Supremo, "cujo olho é grande e a tudo observa". Ele vigia os Maasai "que são os melhores e os mais fortes guerreiros".
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