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segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Consumidores afectados por erros nos contadores têm mais 15 dias para contestar acção da EDP De acordo com a Deco, em causa está “um universo de cerca de 800 mil consumidores”, cuja compensação a receber da EDP “vai dos três aos 35 euros, em função da potência contratada”

Consumidores afectados por erros nos contadores têm mais 15 dias para contestar acção da EDP



De acordo com a Deco, em causa está “um universo de cerca de 800 mil consumidores”, cuja compensação a receber da EDP “vai dos três aos 35 euros, em função da potência contratada”

O consumidores afetados por erros nos contadores da EDP têm, a partir de hoje, mais 15 dias, para contestarem a ação que a elétrica interpôs contra o regulador da energia, segundo um despacho do Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa.
A 05 de dezembro, a Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor anunciou que tinha entregado em tribunal uma exposição apelando à divulgação em “jornais de grande tiragem” da possibilidade de contestação por parte dos consumidores, argumentando que a publicitação do prazo num anúncio na II série do Diário da República, feito a 25 de novembro, não garantia a adequada informação dos consumidores.
Na sequência deste pedido, o Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa determinou a publicitação em “dois jornais diários de circulação nacional”, assumindo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) os “encargos inerentes a tal publicação”, segundo um despacho a que a Lusa teve acesso.
Em maio, o regulador determinou o pagamento pela EDP de uma compensação aos clientes em tarifa bi e tri-horária afetados por erros nos relógios dos contadores, num montante de sete milhões de euros, a pagar na primeira fatura a emitir pela empresa a partir de 15 de junho.
A proposta da ERSE, contestada pela EDP, recebeu luz verde do conselho tarifário, o órgão consultivo que agrega consumidores, produtores, a gestora da rede e representantes dos municípios e das regiões autónomas, sendo que o recurso à Justiça era a única forma de contestar a decisão tomada.
A EDP Distribuição defendeu que os consumidores com desajustes superiores a 15 minutos já tinham sido ressarcidos, adiantando que a decisão da ERSE representa a “compensação automática de clientes que não tiveram qualquer prejuízo ou que foram entretanto compensados”.
De acordo com a Deco, em causa está “um universo de cerca de 800 mil consumidores”, cuja compensação a receber da EDP “vai dos três aos 35 euros, em função da potência contratada”.

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