AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sábado, 27 de julho de 2013

MAIOR SUBMARINO jamais construído é russo

Typhoon3
Parece que qualquer coisa que os Soviéticos fossem desenvolver tinha como condição que seja enorme. Conheça o maior submarino do mundo.
Ou os maiores, porque a União Soviética construiu 6 dos famosos submarinos da classe Typhoon segundo a OTAN e Akula (tubarão) segundo a Rússia, construídos entre os anos 81 e 89. Nos anos 70 a Rússia apostou na força submarina como a arma definitiva para a guerra marítima, já os seus antagonistas apostaram na força de superfície e seus enormes porta-aviões. Fica claro que cada um desenvolveu sua doutrina naval de acordo com a experiência recebida durante a segunda guerra mundial. Enquanto os americanos desenvolviam uma potente frota de superficie para derrotar o Japão, os Russos desenvolviam submarinos como única forma de contra-atacar a Alemanha na via naval. Mas tarde a URSS ocuparia as bases navais Nazistas capturando avançados projetos de submarinos.
typhoon
O Typhoon seria um grande avanço tecnológico e um motivo de preocupação para ocidente. Era de propulsão nuclear, silencioso e capaz de transportar uma bela carga de mísseis nucleares. O armamento do Typhoon tinha maior poder destrutivo que todas as bombas lançadas na Segunda Guerra Mundial e consistia de torpedos e mísseis nucleares. Isso, torpedos nucleares também! O maior perigo destes submarinos era que podiam navegar embaixo dos gelos árticos e lançar mísseis sem serem detectados de perto das costas americanas.
typhoon2
Extremamente caros de construir, manter e operar mesmo para a URSS, metade destes submarinos já foram ou estão em processo de desmontagem. Os outros 3 passaram por grandes reformas e são usados como plataforma de teste de novas tecnologia e táticas. Mesmo assim foram e continuam sendo o maior orgulho da força naval Russa.
Só como nota final, os Typhoon, a diferença de outros tipos de submarinos, eram muito confortáveis, tinham quartos individuais para cada tripulante (alguns submarinos tinham camas só para a metade da tripulação, enquanto um trabalhava o outro dormia), academia, sauna, sala de jogos e ate piscina!

Ocioso

1 comentário:

Rui Santos disse...

O maior submarino... O Maior Avião (AN225)... O maior Foguetão (Energia ) ... O maior Shuttle (Buran) O maior Helicoptero ...Mi6 (se&o) .. O maior hovercraft .. Um dos mais robustos camions ( IRal ) Para além de maiores tudo o que é russo é genéricamente mais prático e robusto... O AN 225 por exemplo até aterra no gelo e "ajoelha" para receber cargo.. O Buran voava normalmente como um avião ! A história mostra no entanto que NÃO TEM SIDO O MELHOR PRODUTO a ganhar o mercado... INFELIZMENTE !!