AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

O grande (triplo) salto em frente Ontem, logo após a intervenção de Cavaco, escrevi que a única coisa que tinha conseguido decifrar do oráculo presidencial, era que o PR pretendia dar um (triplo) salto em frente. Hoje, sinto-me capaz de avançar um pouco mais, mas continua uma grande confusão na minha cabeça. Tentarei, de qualquer modo, dar aos leitores a minha visão sobre os objectivos presidenciais com este triplo salto em frente.

O grande (triplo) salto em frente


Ontem, logo após a intervenção de Cavaco, escrevi que a única coisa que tinha conseguido decifrar do oráculo presidencial, era que o PR pretendia dar um (triplo) salto em frente. 
Hoje, sinto-me capaz de avançar um pouco mais, mas continua  uma grande confusão na minha cabeça. Tentarei, de qualquer modo, dar aos leitores a minha visão sobre os objectivos presidenciais com este triplo salto em frente.
Cavaco terá começado a preparação no dia em que deu posse a Maria Luís Albuquerque. Ter-se-á sentido  traído com as circunstâncias da demissão de Portas e o comportamento de Pedro Passos Coelho. Terá sido nesse dia que, definitivamente, percebeu que este governo estava em decomposição acelerada e não podia confiar mais nos putos. 
Foi porém, entre sábado e segunda-feira, que Cavaco começou a tomar balanço. A declaração do Tivoli ,  em que veladamente PPC dava como adquirido que o PR não se oporia ao remendo concertado com Portas, terá deixado Cavaco irritado e ainda mais desconfiado. 
A gota de água que fez transbordar o copo e  levou Cavaco a começar a tomar balanço para o (triplo) salto em frente, foi a tomada de posse de Maria  Luís Albuquerque em Bruxelas. A forma efusiva como foi recebida, os múltiplos elogios feitos a PPC pela forma como ultrapassara a crise, os aplausos internacionais  ao novo governo, tresandavam a encomenda e pretendiam dizer a Cavaco ( e a milhões de portugueses) que o governo  tomara posse na segunda -feira em Bruxelas.
Cavaco sentiu-se ( compreensivelmente, diga-se) humilhado e nesse mesmo dia terá decidido recusar o arranjinho esforçadamente cozinhado entre os dois catraios.
Quando começou a ouvir os partidos e os parceiros sociais, o PR já tomara a decisão de tirar o tapete ao governo. Só não sabia ainda como o fazer. Até porque, em função dos antecedentes,  é responsável por esta situação. Para recuperar a imagem, Cavaco precisava de uma estratégia que não o envolvesse directamente no extermínio da coligação, não desse trunfos à oposição, permitisse recuperar a imagem de pacificador junto dos portugueses e, com ela, emergir na cena política como Salvador da Pátria.
Arrastar as reuniões durante três dias, deu-lhe mais espaço de manobra para montar a estratégia e tomar balanço. Ontem exibiu ao país a sua destreza com um triplo salto que, contra todas as regras, terminou com uma pirueta. Mas a coisa não correu lá muito bem...

1- Cavaco disse ao governo: não confio em vocês, mas preciso que se mantenham em funções, enquanto eu quiser. Até aqui fui refém do governo, chegou a altura de os portugueses perceberem que os papéis se inverteram e quem dita as  regras agora sou eu. Comecem a preparar as malas, porque quando a troika se for embora, vocês também vão.

2-  Cavaco disse à oposição: PCP e BE não me interessam absolutamente nada. Para cumprir a minha estratégia basta-me o PS. Quero comprometê-lo com o governo. Se recusar, tanto melhor. Poderei justificar mais facilmente  um governo de iniciativa presidencial.

3- Cavaco disse aos portugueses: dei uma oportunidade aos partidos para se entenderem. É dentro do quadro parlamentar que deve ser formado um futuro governo, porque este já não tem a minha, nem a vossa confiança. Se o PS recusar a minha proposta ( e espero que o faça) terei então de intervir, formar um governo da minha iniciativa e obrigar os três partidos a comprometerem-se com ele. Eleições antes de a troika se ir embora, nem pensar. Em 2014 ou em 2015, logo se vê.

Avaliação técnica
Depois de analisar repetidas vezes as imagens deste triplo salto em frente de Cavaco, a minha avaliação técnica é a seguinte:
- A abordagem ao salto não foi preparada com as precauções devidas. Tentar envolver Seguro  numa troika interna, depois de ter expulso o PS do governo, parece-me muito descuidado.Ou demasiado optimista;
- Cavaco conhecia os defeitos da sua abordagem, motivada por um erro técnico cometido em 2011, mas mesmo assim arriscou. Louve-se-lhe o efeito surpresa que provocou na assistência, mas muito em breve os espectadores vão perceber o embuste e vão vaiá-lo novamente;
- Cavaco escolheu mal as sapatilhas: Se queria estabilidade, não podia desfazer-se das que trazia calçadas e experimentar umas novas à última da hora. Ainda por cima, esqueceu-se de apertar os atacadores, ao deixar de fora PCP e BE;
- Cavaco não conhecia bem o piso. Daí que o resultado do seu salto, em vez de transmitir estabilidade, transmitiu incerteza e, em alguns casos, mesmo pânico. Os juizes internacionais fizeram leituras e interpretações tão díspares, que o mínimo que se pode dizer é que ficaram aturdidos com o efeito surpresa. Lá fora, os juízes internacionais olham-nos agora com mais desconfiança;
- Finalmente, ao deixar em aberto a hipótese de um governo de iniciativa presidencial, Cavaco terminou o salto com uma pirueta perigosa. Poderá ser muito aplaudida, mas como não faz parte das regras, a classificação do grande (triplo) salto em frente de Cavaco é forçosamente negativa. 

CRÓNICAS DO ROCHEDO

Sem comentários: