Doutores da Mula Ruça
Nas poucas vezes que escrevi neste blog sobre assuntos que domino melhor, em virtude do meu percurso académico e profissional, em que me permiti opiniões mais fundamentadas e menos "universais", despertei variadas reações de intolerância, a remeterem-me para a "minha ignorância sobre o tema".
Fiquei surpreso com tantos "doutores da mula ruça", mas a verdade é que juntamente com os "engenheiros de obras feitas" e os "treinadores de bancada", são dos profissionais em que o país mais é pródigo!
Esta expressão. usada regularmente em Portugal, é como é sabido, dirigida em tom sarcástico e pejorativo, às qualificações académicas do visado.
Mas o que nem todos saberão, é que ao contrário das outras expressões do género, o "Doutor da Mula Ruça" existiu mesmo.
Em 1534, o livro da Chancelaria de El Rei D.João III refere-se-lhe explicitamente. António Lopes, que exercia medicina na cidade de Évora, teria alegadamente estudado medicina em Alcalá de Henares, mas não possuía qualquer comprovativo.
Figura popular na região, entre outras razões por se deslocar sempre na sua mula ruça, era contestado pelos físicos diplomados que o tentavam impedir do exercício da medicina.
Sendo D.João uma visita assídua da cidade, dirigiu então António Lopes uma petição ao Rei, pedindo-lhe que o seu médico principal pudesse testar os seus conhecimentos de ciência médica, facto que terá efectivamente ocorrido segundo o extracto do livro da Chancelaria:
"Dom Joham III a quantos esta minha carta virem, faço saber que o doutor António Lopes, físico de Évora, me apresentou ua carta do doutor Diogo Lopes, meu físico moor, de que o theor de verbo é o seguinte: O doutor Diogo Lopes, comendador da Ordem de Christo e físico moor del Rey Nosso senhor em seus regnos e senhorios, faço saber a quantos esta minha carta de doutorado virem como por António Lopes, físico da mula ruça, morador em esta Évora, me foy apresentado hum allvará dellRey nosso senhor, por sua alteza assygnado e passado per sua chancelaria do qual o trellado he o seguinte: Eu ell Rey, faço saber a vós Doutor Diogo Lopes seu fisico moor, que António Lopes, físico da mula ruça, morador en esta cidade, me dice por sua petiçam que elle estudou nove ou dez annos no estudo de Alcala de Henares."
E com esta conseguiu o doutor da mula ruça que o não impedissem do seu exercício profissional e além do mais ficar imortalizado, ainda que jocosamente.
(O método usado para a certificação, hoje muito em voga, é o da citação circular e desresponsabilizante - o rei cita o seu médico, que por sua vez cita o rei, que mais não fez que citar o requerimento.)
Quase 500 anos depois, um engenheiro diplomado num fim de semana, inspirado na benevolência de Dom João III, criou as Novas Oportunidades, institucionalizando a certificação de todos os candidatos a doutores, que apresentem petição.
Jarra pensativa
AVISO
OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"
Este blogue está aberto à participação de todos.
Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.
Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.
Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.
Sem comentários:
Enviar um comentário