Os maiores teleféricos do mundo!
A emoção de uma pessoa pode ser o horror de outra, especialmente quando se trata de alturas. Com vistas cênicas ou não, o que leva-se em conta é estar dentro de uma caixa de aço, suspensa por um fio, a milhares de pés do chão, sem que se possa pedir para sair. Com dezenas se não centenas de rotas de teleféricos em todo o mundo não é fácil escolher o mais assustador de todos, por isso selecionamos 11, os 11 principais, vamos dizer assim. Entre eles, naturalmente está o mais assustador. Acompanhem essa viagem.
1) Tianmen Shan, na China. Leva a essa incrível gruta em forma de arco natural feita pela erosão de séculos com uma abertura de 30m de altura, 70m de profundidade e 30m de largura. (Foto ao lado) (Nos próximos dias pretendo postar uma matéria só sobre essa gruta). Mas vamos à foto do teleférico, que, segundo dizem é o maior teleférico do mundo,percorrendo uma distância de 7.455 metros e subindo a altura de 1.279 metros.
2) - Teleférico de Massada, em Israel. Em termos de altitude é considerado o "menor" passeio do mundo. Verdade! É que a sua estação de base fica a 257 m abaixo do nível do mar. Isso não significa que dá para se jogar, mas que é interessante é. O topo do teleférico fica a apenas 33 m acima do nível do mar.
3) Ainda em Israel o Stella Haifa, que leva as pessoas da costa do Mediterrâneo para o topo do Monte Carmelo.
4) O Teleférico de l'Aiguille du Midi é um cabo a uma montanha com o mesmo nome no Massivo de Mont Blanc, nos Alpes franceses. Este passeio irá fazer o coração do amante de teleférico bater mais rápido. Construído em 1955 ainda detém o título de maior do mundo em subida vertical. Cobre uma lacuna de mais de 2.800 m, subindo de 1.035 m para 3.842 m. Na sequência duas fotos: a da montanha e a do teleférico.
5) Skyrail, em Hong Kong. Passeio de teleférico com certeza de um dos melhores ponto de vista cênico do mundo, mas olhando para baixo, suspenso sobre a água, não é para os fracos. E basta olhar para as cabines alinhadas uma após a outra, como um gigantesco colar com bolinhas. Não seria bom ficar preso na fila ...
Vamos fazer uma pequena pausa para levantarmos alguns fatos: Os teleféricos são também chamados de "bondes aéreos" e não devem ser confundidos com os bondes de rua ou carros elétricos - que é o termo utilizado em inglês. Os termos franceses e alemães Telepherique e Seilbahn, respectivamente, também são bastante conhecidos, porque muitos deles podem ser encontrados nas regiões alpinas. Apesar de o sistema hoje ser associado com o transporte de pessoas, o primeiro teleférico, concebido em 1644, foi construído como uma ferramenta para mover o solo a uma distância de altura. Mais tarde, os sistemas de teleférico no século 19 também foram construídos principalmente para o transporte de minério. Foi somente na década de 1920 com o surgimento de uma indústria de lazer que os cabos como meio de transporte público foram desenvolvidos, primeiro para passear.
Depois vieram os teleféricos para fins recreativos, alcançando os mais altos picos dos Alpes na Áustria, Alemanha e Suíça. Após a Segunda Guerra Mundial se estenderam para os picos das montanhas em outras regiões da Europa, das Américas, Japão, Canadá e África do Sul. Falando nisso o 6º teleférico desta série é o deCape Town's, na Table Mountain, Africa do Sul. Duas fotos.
7) O nosso belo e famoso Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. Para chegar no ponto mais alto os visitantes precisam tomar dois teleféricos: um ao Morro da Urca e outro para o Pão de Açúcar, propriamente dito, a 396 m acima do nível do mar. Também duas fotos.
8) Na Yellow Mountain ou Huang Chan, na China. Não tenho certeza, mas parece ser o mais assustador, tanto pela visão para baixo como pela proximidade do cabo e das cabines com a montanha. É até de se perguntar: uma súbita rajada de vento não poderia empurrar as cabines contra a face da rocha. Aliás, a exemplo do primeiro teleférico, este também merece uma matéria especial. Qualquer dia destes vou postar. Esse teleférico leva a uma montanha maluca onde milhares de pessoas peregrinam, e isso a mais de 1.200 anos. A Yellow Mountain é, na verdade, uma cadeia de picos de granito. As pessoas, aos milhares, levam 5 horas em subidas íngremes, ponte estreitas e passarelas à beira do abismo. Quem não quer se cansar usa o teleférico, que acaba sendo tão assustador como a própria subida a pé.
9) O Klein Matterhorn, teleférico em Zermatt, Suíça. É o que alcança a maior altura da Europa. O cabo leva a um terminal localizado a 3.320 metros - apenas 563 metros do pico. Duas fotos para você curtir:
10) Teleférico para a ilha de Langkawi, na Malásia. Já postamos aqui uma matéria sobre este local. É aquele que tem uma ponte panorâmica. Vejam as fotos.
11) O último: o Skyway, em Genting, na Malásia. Fica a cerca de uma hora de distância de Kuala Lumpur. Tem uma particularidade, é o mais rápido do mundo. O passeio leva ao pico do Genting Highlands, a 1.760 m de altura.
Sem comentários:
Enviar um comentário