AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sábado, 3 de fevereiro de 2018

MARINALEDA, LÚCIDA EXPRESSÃO DE LÓGICA COM SENTIDO DE VIDA! - Prefeito do último povo comunista da Europa: "a nato é a maior organização terrorista"





MARINALEDA, LÚCIDA EXPRESSÃO DE LÓGICA COM SENTIDO DE VIDA!
Prefeito do último povo comunista da Europa: "a nato é a maior organização terrorista"

"temos que criar um sistema humanitário que trabalhe para a vida e o bem-estar das pessoas". com mais altivez e a mesma veemência de sempre, João Manuel Sanchez gordillo, o prefeito do município sevilhano de marinaleda, o último povo comunista da Europa. , repassa com rt a atualidade mundial sem deixar fantoche com cabeça.
"Gostaria de ser lembrado como uma pessoa simples, coerente, ética e utópica". é a confissão de Juan Manuel Sánchez gordillo, prefeito de marinaleda, um pequeno município da província de Sevilha, no sul de Espanha, conhecido internacionalmente. Como o último bastião comunista da Europa. O prefeito quis romper com rt seu longo silêncio diante dos meios para continuar defendendo a " utopia ", denunciar o " fascismo sorridente " da nato e dos EUA. Os EUA. E recordar com admiração a revolução russa de 1917 quando acaba de concluir o ano do seu centenário, para além de abordar muitos outros temas.
Não é a registará revolucionária o único número redondo, porque na primavera do ano que vem sánchez gordillo realizará uma data marcada: 40 anos consecutivos ao serviço dos seus vizinhos depois de ganhar 10 vezes seguidas as eleições municipais com amplas maiorias. Quatro décadas de luta dias que fizeram do líder do sindicato andaluz dos trabalhadores uma figura de alcance planetário muito antes da chegada das redes sociais.
"temos que criar um sistema humanitário que trabalhe para a vida e o bem-estar das pessoas, que tem que viver com uma dignidade que agora não tem", resume a RT o prefeito deste povo de diaristas em seu gabinete municipal, cujas portas Estão sempre de par em par. De um dos seus muros pendura um retrato de Ernesto 'Che' Guevara, uma das suas referências morais ao lado de Gandhi e JESUS CRISTO.
"o fascismo é o imperialismo e é mais perigoso e está matando mais pessoas do que nunca (... ) porque o está fazendo desde o sorriso, a democracia, a liberdade, o progresso" João Manuel Sanchez gordillo, prefeito de marinaleda
Suas barbas continuam tão povoadas como sempre e a cor branca começa a ganhar a partida ao preto; seu olhar é viva e seu gesto tímido. Enfeitam seu pescoço uma fita com a bandeira andaluza e seu habitual lenço palestino; a camisa, também como quase sempre, a leva aberta até o esterno.
Embora com mais serenidade e altivez do que nunca, quem mereceu os apelidos do ' Messias vermelho ' ou o ' Robin Hood Espanhol ' não perdeu um ápice da sua ânsia pedagógica e paixão, como também não se moveu um centímetro dos seus tradicionais ideais. Como nos antecipa, o centro estratégico do seu próximo mandato, se os vizinhos assim o quiserem, será a "Recuperação da soberania" através de um renovado nacionalismo andaluz.
"o fascismo se esconde em um sorriso e é mais perigoso do que nunca"
O presidente da Câmara recusa-se a esquecer quem causou uma crise que deixou mais de 12 milhões de pobres e 4 milhões de desempregados em Espanha e continua a fazer estragos a nível planetário. E condena a atitude dos governos ocidentais: " é banditismo ao contrário. Os bandidos na andaluzia roubavam os ricos e davam aos pobres; os governos ocidentais roubam os pobres para dá-los aos ricos ", sintetiza num dos seus habituais jogos de palavras.
"os bancos roubaram duas vezes, foi um golpe duplo para as pessoas", afirma o prefeito, que alerta de uma situação catastrófica em Espanha e na Europa ocidental. Sanchez gordillo acredita que "há condições para que as pessoas se deitem na rua, mas o povo está absolutamente assustado".
"há condições para que as pessoas se deitem na rua, mas o povo está absolutamente assustado" João Manuel Sanchez gordillo, prefeito de marinaleda
"o fascismo é o imperialismo e é mais perigoso do que nunca (... ) está matando mais pessoas (... ) porque o está fazendo desde o sorriso, desde a democracia, desde a liberdade, desde o progresso", lamenta o Líder do sindicato andaluz dos trabalhadores.
"entre todas as organizações do mundo que eles chamam de terroristas não mataram tanta gente como a nato", lembra-se do presidente da Câmara. "não conheço nenhuma organização mais terrorista do que a nato, mas é ' o seu terrorismo ', ' a sua violência '", CONDENA SANCHEZ GORDILLO. O primeiro edil denuncia o alargamento das bases militares da Aliança Atlântica de moron e partida, ambas na andaluzia.
O presidente da Câmara também se despacha contra Israel, ao qual se qualifica de estado "terrorista", e lamenta o longo sofrimento dos palestinianos às mãos de Tel Aviv. Sánchez gordillo também não se esquece da brutalidade da nato contra os povos do Iraque, do Afeganistão e da Líbia.
A necessidade de um contrapoder
A julgamento do prefeito do pequeno município sevilhano, ee. Os EUA. Age com brutalidade na cena global porque não sente a existência de um contrapoder. Isso torna mais provável a eclosão de uma terceira guerra mundial que há 30 ou 40 anos, aponta sánchez gordillo. "é preciso uma espécie de contrapoder e espero que a Rússia o seja porque, na medida em que há um único poder somos menos livres", afirma o primeiro edil de marinaleda. "o império está sozinho, não tem medo de nada", avisa.
"faz falta um contrapoder e tomara que a Rússia o fosse porque na medida que existe um só poder somos menos livres" João Manuel Sanchez gordillo, prefeito de marinaleda
"no século da informação teoricamente estamos no da desinformação e da mentira", sublinha o vereador deste pequeno município de casas caiadas e rodeado de olivais. "é imprescindível que haja meios como o vosso que tenham outro ponto de vista que não seja o dos senhores do império", explica o prefeito em referência a RT.
"1917 marcou um antes e um depois na história"
" 1917 marcou um antes e um depois na história da humanidade e isso tem de ser reconhecido. Foi um surto de utopia ", enfatiza o prefeito de marinaleda. "pela primeira vez a classe operária consegue tomar o poder", continua. "mostra que, se um povo se decidir, não há que esperar pelas condições objectivas, o povo russo e a inteligência de Lenin conseguiram passar do feudalismo ao comunismo", conclui.
Que lições deixam os marcos revolucionários russos para o presente a julgamento deste 'Che' Guevara da paisagem andaluza? "que a riqueza tem que ter um fim social continua lá e se coloca pela primeira vez após esta revolução", lembra o também professor de história sanchez gordillo. "o estado do bem-estar é uma resposta da burguesia europeia por medo do comunismo", evoca.
" 1917 marcou um antes e um depois na história da humanidade. Foi um surto de utopia " João Manuel Sanchez gordillo, prefeito de marinaleda
A crise da esquerda e a crise catalã
De volta à actualidade, Sánchez gordillo lamenta que a esquerda em Espanha tenha perdido a iniciativa e se tenha dobrado ao sistema. "eu digo que a esquerda ou é revolucionária e antisistema ou não é esquerda", proclama com firmeza.
"O PSOE é o pior inimigo, porque está disfarçado : é como o cavalo de Tróia", denuncia o vereador deste povo de diaristas em relação ao partido que lidera Pedro Sanchez. Sánchez gordillo acusa também a sua atitude tímida na luta contra o sistema. "à esquerda falta-lhe coragem e unir-se em torno das necessidades das pessoas", admite.
O presidente da Câmara também não mordeu a língua na opinião pública sobre a situação catalã. Até foi possível vê-lo fazendo campanha a favor dos independentistas. Na sua opinião, o 'Processo' é uma esperança de mudança e democracia, não só para a Catalunha, mas também para os outros povos de Espanha.
"se no final acaba vencendo a força do estado na Catalunha, será um retrocesso de 50 anos para o resto de Espanha" João Manuel Sanchez gordillo, prefeito de marinaleda
Na sua opinião, as consequências da reacção judicial e policial do estado contra os soberanistas sentir-se-ão em todo o país. "se no final acaba vencendo a força do estado é um retrocesso de 50 anos para o resto do estado e com certeza é uma lição que vai ser tomada na Europa", avisa.
"em Espanha estamos já em uma ditadura, não só do PP, mas do regime, PP, PSOE e cidadãos", resume o prefeito.

Manifestação do sindicato andaluz dos trabalhadores perante a sede do Parlamento Autónomo. / Flickr / João Jimenez Martinez
As conquistas que enchem de orgulho ao presidente da Câmara.
"conseguir terra com luta sem violência é um marco na história da Andaluzia, porque a terra é para quem a trabalha", resume com orgulho sanchez gordillo. Talvez a realização mais representativa das quatro décadas do movimento sindical e trabalhador que lidera o prefeito foi a ocupação e expropriação do cheio, uma propriedade de 1.200 hectares que foi propriedade do Duque do infantado, " Quatro vezes grande de Espanha e amigo. Do Rei João Carlos ", aponta o vereador. Hoje as suas terras são exploradas por uma cooperativa integrada pelos vizinhos que emprega 400 pessoas. Todas elas recebem salário igual.
O outro grande orgulho do prefeito nestes quase 39 anos de governo é a sua política de habitação pública: os vizinhos de marinaleda podem acessar por 15 euros mensais a casas de 90 metros quadrados construídos e 100 metros quadrados de Pátio. Um luxo que nenhum outro município de Espanha conseguiu até hoje.
Uma nova promoção de habitações está prestes a ser entregue a jovens do município, anuncia o vereador apontando para a zona junto ao enorme retrato do 'Che' Guevara que cobre o muro do Pavilhão Desportivo Municipal. Além disso, o presidente da Câmara afirma que as decisões municipais são tomadas pelos vizinhos directamente através de uma assembleia popular.

O prefeito de marinaleda, durante um protesto no exterior de uma das sedes da Universidade de Sevilha. / Anticapitalistes.Net / Creative Commons
Marinaleda como marca no mundo
"seria muito bom ter uma televisão e um rádio e estar na internet para que amanhã esta experiência não desapareça", expressa o prefeito. " é imprescindível poder ter um meio de expressão " para " contar ao mundo os nossos valores, os nossos sentimentos para que não confundam ", afirma. "ficamos sem voz", lamenta.
Além disso, o prefeito reconhece tudo o que resta por fazer para que o mundo conheça e aproveite os frutos das férteis terras circundantes e do trabalho dos vizinhos: " seria bom que com a nossa marca criarmos um canal público de comercialização dos produtos da nossa. Cooperativa ". as terras de marinaleda são conhecidas por um rico azeite para além dos seus apreciados pimentos, alcachofras e favas.
" é banditismo ao contrário. Os governos ocidentais roubam os pobres para dar aos ricos " João Manuel Sanchez gordillo, prefeito de marinaleda
Passeando pelas tranquilas ruas de marinaleda, o prefeito revela que com os seus trabalha na elaboração de estratégias para dar um novo impulso às suas ideias através da Comarca e do país. Mal se deixa transparecer nesta conversa algo do Sanchez gordillo mais pessoal: reconhece que, apesar de gostar do desporto, o seu maior passatempo é ler, essencialmente ensaio político e económico.
De momento, o primeiro edil deste tranquilo mas bravo povo do campo sevilhana continua a deshojando a Margarida e não confirma se voltará a candidatar-se às eleições para a prefeitura, mas fica claro que tem corda para rolê. Não em vão, anuncia o aparecimento de um novo livro, que se intitula, como não podia ser de outra forma, 'a utopia se conquista': um apelo a favor da dignidade humana e uma profunda reflexão sobre a actualidade local e mundial. Sanchez gordillo promete continuar a cavalgar para lutar contra a injustiça com a "Não violência activa" como bandeira. "o humanismo está por estrear", assegura o prefeito do último município comunista do continente.
Antonio Navarro Amuedo

Sem comentários: