AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

† A Ideologia Gótica †


Atualmente, o termo "Gótico" vem sendo mais utilizado pela sociedade atual, começou a virar moda e por isso, ou melhor, talvez por isso, a maioria das pessoas já tenham ouvido falar de alguma música, na arquitetura ou na literatura gótica, as pessoas começaram então a estarem mais habituadas com esse nome. Outro fator importante para esse reconhecimento sobre o nosso ideal, é pelo "visual”... Infelizmente as pessoas se iludem pensando que muitas destas, são realmente góticos, mas não sabem que o fundamento do goticismo é atitude, e não visual. Outras ideologias também usam muito o "preto" no seu visual, e entre elas existem sempre uma atitude que contradiz o que a sociedade atual impõe, fazendo que ela seja contra esta tal ideologia, mas o problema é que esse desfavorecimento é geral, e na maioria dos casos, o preto é jogado para os góticos, que estão cada vez mais sendo julgados de rebeldes da sociedade ou adolescentes mimados. Muitas pessoas não conhecem a cultura gótica, ainda existe muito preconceito com ela, e por não conhecer, as pessoas tem medo, e por terem medo, acabam julgando esse estilo de viver. E por causa disso, acabam influenciando na nossa própria ideologia, como por exemplo, o medo dos Neogóticos assumirem que são góticos,por terem medo da reação da sociedade sobre eles, transformando a ideologia dentro de si como se fosse uma vergonha.
Buscamos o individualismo que têm e abrem suas mentes para outros universos mais sensíveis ao mundo. Muitos dos góticos tem 2 características marcante entre eles, aqueles que levam os seus sentimentos aos extremos e aqueles onde a raiva ainda vaga pela mente, transformando eles em seres altamente frios, esses geralmente querem se distanciar de todos para que possam pensar sobre as suas vidas. Há alguns casos que a pessoa varia de característica dependendo do dia, dai é que vem o termo "inconstância gótica".A Maioria dos Góticos vivem em busca da sua Lenda Sentimental, procurando nos seus sentimentos uma razão para viver, muitas vezes vendo que a razão é um bom caminho a ser seguidos em horas de necessidade. Outras seguem outros caminhos, usando outras fontes para que possam esquecer as dores que atormentam o seu coração. Às vezes essas outras fontes são utilizadas de uma forma errada, como por exemplo, o suicídio. ( Vale lembrar que ser Gótico não significa ser mal educado, anti-social e muito menos ter depressão e ser triste )
            O que é Gotico:
Segundo muitos não existe uma verdadeira definição para o que é ser gótico; pois não é um movimento e assim não há características pré-definidas para serem listadas. O termo surgiu há muito tempo, com os Godos, um povo germânico vulgarmente chamado de Bárbaros e que foram os primeiros germânicos a se converterem ao cristianismo. Mesmo esse povo e sua cultura não tendo nada em comum com o estilo gótico é sempre bom lembrar a origem do termo.
relativo aos godos, uma confederação de tribos germânicas que invadiu o império romano durante o séc. III d.C. e foram os primeiros povos germânicos a se converterem ao cristianismo. A primeira distorção do adjetivo data da renascença. Os italianos achavam que a arte clássica, que admiravam e procuravam reviver, fora corrompida na idade média pelos cristãos. Assim sendo, fizeram dos godos seu Bode-espiatório e taxaram pejorativamente toda arte medieval (cristã) de gótica, ampliando assim o sentido da palavra.
Durante os séculos em que foi moderna, a arte gótica era conhecida sob o nome de "opus francigenarum", o que significa "obra francesa" e indica bem a sua principal origem. Entretanto nos séculos XV e XVI com a Renascença e o entusiasmo pela antiguidade clássica, passou-se a considerar a Idade Média como uma época bárbara e obscura. Como os godos eram os bárbaros mais conhecidos, o estilo passou a se chamar gótico, ou seja, bárbaro por excelência, alcançando um sentido pejorativo e de profundo desprezo.
A arte gótica era muito conhecida pela arquitetura arrojada, o que permitia aos seus construtores erigirem castelos e fortalezas mais fortes e resistentes de que os de outras civilizações da época. Estes castelos, mansões e fortificações era palco de histórias e lendas, muitas ligadas ao místico e sobrenatural. Ao final do séc. XVIII, eles foram visitados por uma nova estirpe de habitantes. Eram poetas, escritores, ocultistas e sonhadores. Nas sombras eles produziam obras imortais como Frankenstein, O Corvo, As Flores do Mal, Drácula e outras.
Os góticos tem a mania de achar na literatura uma explicação dos seus profundos sentimento... ( muitas vezes considerado estranhos ).
Quando você pergunta o que é um gótico você pode obter várias respostas diferentes e contraditórias, dependendo de como você formula a pergunta; porem cada resposta obtida pode representar uma parte válida desta subcultura. Gótico é mais que um rótulo ou conceito de vida, e ao mesmo tempo um estilo de vida e uma filosofia que tem suas raízes no  passado e no presente.O Gótico não é apenas um estilo musical, é uma subcultura completa. Sem dúvida a música é um eixo importante. Mas, como em qualquer cultura, outros elementos são constituintes também.
Ignorando aqui  referencias históricas das tribos de bárbaros na Europa  neste comentário específico refiro-me a o que é ser gótico, gótico é uma subcultura. Começou nos anos 70  na Europa e nos Estados Unidos. E aqui  no Brasil em 1980 a cultura era composta de indivíduos de posturas incomuns com uma insaciável curiosidade pela cultura, intelectuais e socialmente pouco aceitos na  expressão de  sua arte e de si mesmos, demonstrando assim seu desencanto do mesmismo da sociedade moderna. Os góticos sempre foram voltados aos movimentos musicais, literários e arquitetônicos, possuidores de um humor um tanto incompreendido, sendo assim difamados como depressivos  pois eles acham beleza e graça até nas coisas que, para uma sociedade comum, seriam  tétricas, ele veem como belo e artístico .
           Significado de "Gothic" em inglês:
O adjetivo "Gothic" em Inglês carrega sentidos que lembram: vitoriano, sombrio, misterioso, fantasmal, onírico, macabro, amedrontador, etc. Tudo que é vitoriano, sombrio, misterioso, fantasmal, onírico, etc é Gótico.
                   O que é uma Subcultura?
uma cultura paralela à Cultura Oficial, que não combate a cultura oficial, mas também não a aceita. Uma subcultura busca construir um universo a parte, que faça sentido para seus membros, integrando música, pintura, literatura, roupas, eventos, festas, lojas, trabalho, relações humanas, comportamento, etc. Por isto chamamos de subcultura-gótica.
••••••••••••••
                  O Gótico surgiu do Punk?
Não apenas do Punk. O Punk teve o efeito de dar notoriedade a muitos artistas, mas muitas influências diretas do Gótico e da Darkwave são anteriores ao Punk 1976- 77. Se o Gótico tivesse simplesmente surgido do Punk, a maioria de suas características principais teriam surgido do nada. O Glam-Rock, o New-Romantic e o KrautRock, por exemplo, também tiveram grande influência na formação do Gótico, sem falar das influências não musicais.
                  Visual gótico
O Clássico Visual "Roupa Preta" dos góticos, não vem do goticismo em si, vem da influência dos Darks dos anos 80 que usavam estas roupas "obscuras" para afrontar as pessoas que usavam diversas cores para demostrar a sua felicidade, ou melhor, falsa felicidade. Achavam que usando preto, pudesse mudar pelo menos um pouco a cabeça dessas pessoas que buscavam sua felicidade em algo superficial e falso, já que não conseguiam ter um momento de reflexão para melhoria de suas vidas sem precisar mentir para si mesmo. A roupa preta também está sendo utilizada principalmente ultimamente como sentimento de luto contra a sociedade que piora a cada dia que passa, e muitos usam por simplesmente gostar da cor preta. Os Góticos tem uma fascinação incrível pela Noite, sentir o seu vento, a sombra do vento batendo ao seu rosto, fazendo que crie inspirações para os seus sentimentos, é um caminho para achar sua Lenda Sentimental, uma fantasia de prazer para as brilhantes mentes que buscam um conhecimento além do conhecido.Góticos não vestem só preto. Mas buscam um grande contraste e superposição de estilos diversos. O importante é o efeito dramático.
            Literatura Gótica
A Literatura gótica é uma das mais profundas que existem, abordam não só de puro amor, histórias fantásticas e contos. Mas também a tristeza e lágrimas nas suas poesias .Noite, lua, estrelas, sonhos, raiva, rosas e sangue em geral são a maiores inspirações para as mentes que homenageiam esta literatura tão bela e única.
OBS: Álvares de Azevedo surgiu como poeta e contista no ano de 1848, e até hoje é considerado um dos maiores autores ultra-românticos do país, seus textos são considerados góticos.
••••••••••••••••
                Filosofia Gótica
A Literatura gótica é uma das mais profundas que existem, abordam não só de puro amor, histórias fantásticas e contos. Mas também a tristeza e lágrimas nas suas poesias .Noite, lua, estrelas, sonhos, raiva, rosas e sangue em geral são a maiores inspirações para as mentes que homenageiam esta literatura tão bela e única.
OBS: Álvares de Azevedo surgiu como poeta e contista no ano de 1848, e até hoje é considerado um dos maiores autores ultra-românticos do país, seus textos são considerados góticos.
          Religião
É difícil conhecer um gótico que não tenha passado por isso, uma pessoa ir até você e perguntar, "Você é satânico?". A resposta todos já deve saber, "Não” (Mesmo porque, satânico esconde sua magia, não liberta ela a face de todos). O gótico é uma ideologia e não uma pessoa, e por isso, o gótico não segue nenhuma religião ( A maioria deles) pois não gostam de seguir mandamentos e regras de outros. A religião é encarada como se fosse algo fantástico, um mundo de fantasia aonde as pessoas fogem da sua realidade e tristezas e buscam
através de uma reza, uma salvação. As esperanças são importantes para os humanos, mas o gótico não vê esperanças certeza para a sua salvação, mesmo porque, em toda a sua vida nunca aconteceu um milagre para que possa salvar a ovelha negra perdida. Os Góticos acreditam que a esperanças é cultivada através da vontade dos próprios seres, mas como no nosso desejado mundo, quem somos nós para julgar as mentes de outras pessoas? Respeito é fundamental.
            Arquitetura Gótica
A arquitetura gótica com certeza é o fator mais importante que impulsionou o conhecimento da ideologia gótica ao mundo. As belas artes formadas neste ideal é demostrada através de catedrais antigas belíssimas. Em termos de estética e qualidade a arquitetura gótica é considerada uma das melhores e por isso fascinam pessoas do mundo todo. Exemplos de arquitetura gótica podem ser vistas até mesmo em filmes de terror, como aqueles castelos, locais abandonados e obscuros, cemitérios sombrios e até mesmo igrejas. A arquitetura fascina tanto a mente humana que nos enche de encanto e mistérios, fazendo nossas cabeças entrarem em outro mundo, onde nós fizemos a nossa história. Mesmo assim, ainda existem pessoas que querem julgar o nosso gosto, e também, criticando essa arte maravilhosa que merecia pelo menos um pouco de respeito por sua história. no Brasil é difícil encontrar uma arte gótica como por exemplo um castelo antigo, e por isso, as pessoas julgam nós como pessoas que andam só pelo cemitério de noite, mas é óbvio que essa história não tem nada a vê. Se tivesse um castelo abandonado por aqui, com certeza seria um lugar que eu iria pelo menos uma vez.
               Atração pelos cemitérios
Parques públicos são atrativos para as pessoas comuns, os cemitérios tem a mesma atração para os góticos. Os cemitérios são uma das muitas opções--outras incluem parques, áreas de acampamento,jardins,estacionamentos,ruas ou praias desertas,etc.
Os Cemitérios são  lugares quietos, ideais  para  introspecção e reflexão.
Coloca-os  em contato com sua própria mortalidade.
Se nós entendermos a fragilidade da vida, seremos mais capazes de apreciar isto.
Assim ficamos longe de TV, computadores, tensões do dia a dia , responsabilidade, superficialidade e as coisas sem importâncias que invadem nossas vidas.
Um cemitério promove um nível de introspecção e reflexão que muitos outros lugares não poderiam nos dar .Os cemitérios são bonitos, e de atmosfera misteriosa.As esculturas, mausoléus, locais sombrios são elaborados, frequentemente ornamentados. Eles são como um museu gótico, um lugar favorito para obter retratos artísticos. A arte cemiterial é divino, nos transmite emoções frágeis de melancolia. As esculturas de anjos também nos passam esta sensação profunda, são lindas.
Arte Gótica
A Cultura gótica não se destaca somente pela arquitetura e música de altíssima qualidade, mas também as suas artes. Ao ver as pinturas góticas sentimos um vão dentro de nossos corações, um vão que sente os inúmeros sentimentos que vem após do impacto, sentimentos de tristezas e felicidades em uma explosão de arte, olhos paralisados por segundos, inspirações e significados ao olhar a pintura que nos paralisa como se fosse um coração, e você buscando o seu conhecimento, a cada pintura, transmite uma história, um sentimento confuso ou um sentimento perdido, as artes são desenhadas com cores tristes, neutras, desenhos de almas, de morte, pensamentos e horror. Os artistas góticos, desenham o que sentem o que veem, o mundo que enxergam, do mundo que existe e que vivem, Desta mesma forma nos expressamos. Infelizmente por serem fechados e isolados do mundo real, não se há muitos vestígios de obras plásticas do goticismo, e de seus artistas.
•••••••••••••
           Fixação pela morte
Toda humanidade é fixada na morte
A morte é um conceito abstrato para a maioria das pessoas
Os góticos  representam exteriormente os pensamentos que moram atrás da mente de todo mundo. Os góticos tendem a expressar  seus sentimentos sobre morte um pouco mais abrangente  que o resto do mundo, o gótico representa aceitação do inevitável .Isso não significa que góticos possuem obsessão pela morte.O gótico reconhece o equilíbrio de escuridão e luz, vida e morte e sem medo de coisa alguma ,afinal, acreditamos que a morte, é a libertação .Muitas pessoas acham que são pessoas perturbadas ou tétricas, o que também não é verdade.
●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●
Com objetivo de informar as pessoas da sociedade de cultura dominante a abrir suas mentes para o conhecimento de uma cultura e modo vida, pois conhecer antes de qualquer opinião burra é o mínimo em que um ser humano possa fazer .
.........................Como qualquer tipo de tribo urbana, a subcultura gótica tem seu contexto que na verdade são ideologias da subcultura. Esta ideologia é um
´´ conjunto de ideias´´ determinado pelo tal grupo, consistem em contextos para que se faça parte do grupo. A pessoa de identifica com a ideologia, com o modo de vida, assim tornando-se mais um de nos...
A nossa ideologia é como outra qualquer, porém única. Sempre haverá preconceito da cultura dominante com a nossa subcultura pois estamos fora do padrão social. Somos humanos, temos nossa liberdade de expressão independente do que a sociedade rejeita.
aminoapps.com

Sem comentários: