AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sexta-feira, 30 de junho de 2017

VÍDEO - ESTA ARANHA É CAPAZ DE DISPARAR A SUA TEIA A 25 METROS


Como pode uma aranha do tamanho de uma unha cruzar um rio? Se trata da aranha-da-casca-de-darwin (Caerostris darwini) e o truque é simples. Só tem que disparar sua seda, a mais resistente que se conhece, até o outro lado. Depois já é possível se cria ou não uma rede de 2,8 m de diâmetro. Ainda que para os mais aracnofóbicos a ideia de uma teia de aranha dessa dimensões produzir calafrios, a verdade é que esta aranha é uma pequena maravilha de valor incalculável para a ciência.

Sua seda é o material de origem biológica mais tenaz conhecido -em ciência de materiais, a tenacidade é a energia de deformação total que é capaz de absorver ou acumular uma substância antes de atingir o rompimento em condições de impacto-. De fato, sua tenacidade é 10 vezes superior à do kevlar.

Que faz a Caerostris darwini com esta teia? Literalmente, o que faz é estender pontes sobre rios e grandes massas de água. Em sua ilha nativa de Madagascar, a aranha ocupa um nicho único no ecossistema. A resistência de sua seda permite-a tecer teias de aranha sobre lagos ou rios, um lugar onde nenhuma outra aranha pode chegar, e que está cheio de insetos voadores como moscas, mosquitos ou pequenas libélulas.

VÍDEO

Para poder enviar sua teia tão longe, a aranha não tem que fazer muita força. As fibras de sua seda abrem-se um pouco ao avançar, criando algo parecido a uma pipa que flutua nas correntes de ar. A aranha-da-casca-de-darwin é inofensiva para o ser humano. Os machos raramente superam os 6 mm de diâmetro e as fêmeas os 18 mm. Seu nome deve-se ao aspecto de casca de sua carapaça.

www.mdig.com.br

Sem comentários: