O Dr. Sri Ganapathy Sachchidananda Swamiji recentemente foi reconhecido pelo Livro Guinness por alojar a maioria das espécies de pássaros sob um único teto, 468. Ele não é um colecionador que se deleita em privar os pássaros exóticos de sua liberdade, mas simplesmente um homem compassivo que resgata aves ameaçadas, feridas e abandonadas de todo o mundo e oferece um santuário no seu aviário.
|
Swamiji, o fundador do ashram (retiro espiritual) Avadhoota Datta Peetham, em Mysuru, na Índia, sempre foi apaixonado pelos pássaros desde que era muito criança. Criado nas florestas de Mekedattu, nas margens do rio Cauvery, ele lembra de passar a maior parte do tempo observando muitas espécies de pássaros quando se abrigavam nas árvores no quintal de sua casa. Mas foi um acidente em 2011 que o fez entender seu propósito na vida: salvar o maior número possível de aves ameaçadas e abandonadas e construir seu aviário de 21 acres nas florestas de Mysuru.
Seis anos atrás, o Swami Hindu estava visitando as Quedas Angel, na Venezuela, quando perdeu o equilíbrio e caiu de uma altura de 30 metros, perdendo a consciência. Quando ele despertou, Sri Swamiji estava cercado por centenas de aves amazônicas e afirma que, enquanto admirava a beleza delas, ele teve uma visão epifânica sobre a construção de um centro de reabilitação para aves feridas e ameaçadas de extinção.
Assim que ele voltou para a Índia, ele fez projetos para um aviário com base em seu ashram, completo com um hospital veterinário, centro de reabilitação e dezenas de salas de pássaros individuais. Projetado com assistência técnica do Parque de Pássaros Jurong de Singapura, o aviário Shuka Vana abriu em 2012 e rapidamente se tornou um ponto popular para especialistas e entusiastas de pássaros.
Hoje, Shuka Vana é o lar de mais de 1.500 aves de 468 espécies de aves de todo o mundo. Entre elas, estão coloridos papagaios, araras e cacatuas, pionites, periquitos e agapornis. O Dr. Sri Ganapathy Sachchidananda Swamiji e uma equipe de mais de 50 pessoas dedicam a maior parte do tempo aos pássaros, alimentando-os, tratando lesões e até treinando os pássaros para interagir melhor com os visitantes humanos.
Mas, além das espécies de aves ameaçadas de extinção, Shka Vana também é um paraíso para aves abandonadas e feridas, atendendo-as de volta à saúde, ou simplesmente oferecendo-lhes uma casa se seus donos não as quiserem mais.
Sri Swamiji acredita que os pássaros são vitais para a existência humana e muitas vezes apela para a suspensão do desmatamento e um melhor tratamento das aves.
VÍDEO
- "Quando vemos o sorriso de outro indivíduo, respondemos com um sorriso, reconhecendo a semelhança das espécies, mesmo que não compartilhemos a mesma língua, cultura ou etnia, mas não fazemos o mesmo com animais, pássaros, répteis ou insetos", diz o Dr. Sri. - "Um papagaio, por outro lado, identifica-se naturalmente e compartilha as expressões de todos aqueles que percebe ao redor, independentemente das espécies. Ele simpatiza com todos e com tudo em que entra em contato e mistura sua voz com a deles."
www.mdig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário