AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quinta-feira, 22 de junho de 2017

QUE ANIMAL SE ESCONDE DEBAIXO DESTAS ÁGUAS ?



O ser humano, por puro instinto, sempre desconfiou do que possa ter debaixo da superfície de grandes massas de água turva. Este vídeo viral explora esses medos com uma curiosa cena. Um simples balde de água desata um violento movimento sob a água, mas que animal é? Entre os comentários do vídeo há todo tipo de hipóteses mais ou menos fantasiosas. A principal aponta os jacarés, mas esses grandes repteis não costumam reagir assim a um simples respingo. Em realidade, o inquietante espetáculo é realizado por um grupo de animais bem mais adoráveis: peixes-boi.

VÍDEOS


O peixes-boi (Trichechus manatus) ou manatins é um pacífico mamífero marinho longinquamente aparentado com os elefantes e as baleias. Ainda que pode atingir um tamanho de até quatro metros e tem pouco que temer dos jacarés, até há pouco tempo era considerado em perigo de extinção. Sua maior ameaça é o homem, concretamente as hélices das embarcações de recreio e a atividade humana que reduz seu habitat.

O que se vê no vídeo é, de fato, um grupo de manatins. Quando notam vibrações na água como as que produz o sujeito do vídeo com seu balde, os animais se assustam e chapinham com violência para dissuadir qualquer possível predador.

Em ocasiões, estas explosões de violência provocaram acidentes quando os turistas menos familiarizados com os peixes-boi se aproximam muito deles com suas embarcações. Nos últimos dois vídeos podemos apreciar um grupo de sirênios em águas menos turvas, e como reagem às perturbações.

www.mdig.com.br

Sem comentários: