mosaicultura é a arte de criar esculturas com elementos da natureza, como folhas coloridas, plantas e flores. Diferentemente da topiaria, que faz podagem em uma só planta, dando a ela o formato de animais ou objetos, a mosaicultura, utiliza armações metálicas, para colar materiais esponjosos, nos quais são plantadas flores e plantas nos formados a serem “esculpidos”.
Um excelente exemplo deste processo artístico complexo, é a exposição mosaicultura “Mundos imaginários” nos jardins botânicos de Atlanta. As estruturas elaboradas e vivas criam mundos místicos e fantásticos Que deixam qualquer um de queixo caído. As estruturas são muito mais do que nossos olhos podem ver. A técnica é sensacional: a maioria delas são sustentadas por estrutura de aço cobertos por uma malha de alumínio. Esta malha é então coberta com musgo e terra comprimida, que é semeada com todos os tipos de plantas. Debaixo da malha, uma rede de canais de irrigação abastecimento de água para as plantas na superfície ajudando no crescimento.
Estas esculturas verdes surpreendentes parecem surgir da terra e as plantas ao seu redor. O mais impressionante é que todas as estruturas são vivas, então estão sempre verdes e florescendo. É claro que devido às  diferentes texturas e formatos as plantas utilizadas são herbáceas e de baixo crescimento.
O maior de todas as  estruturas é a Deusa da Terra, que tem mais de 7 metros de altura e é uma peça imponente nos jardins.
Fontes e imagens: boredpanda/atlantabg