7 Invenções que são mais antigas do que você imaginava!
Muitas das invenções que nos ajudam nos dias atuais são muito mais antigas do que você imagina. Conheça 7 dessas invenções:
1 – Dentaduras
Há registros de que a civilização etrusca já usava próteses dentárias no século IV a.C.. As dentaduras da época eram feitas com dentes de animais ou de seres humanos, unidos com metal e ouro. O sistema era tão avançado que é a base da confecção de certas próteses atuais!
2 – Escovas de dentes
A escova de dentes moderna surgiu na China no século XV e era feita de osso ou de bambu, pelos de porco amarrados na sua ponta. A China começou a negociar sua invenção com a Europa, onde o pêlo de porco foi substituído por pêlos de cavalo. Foi só no início do século XX que cerdas sintéticas entraram no lugar do pêlo animal.
Veja também: Curiosidades sobre os dentes
3 – Chiclete
O chiclete não é uma invenção recente, tem mais de 5.000 anos! A goma de mascar mais antiga era obtida da casca de bétula, foi encontrada na Finlândia! No entanto, o crédito da invenção dos chicletes é dos astecas. Eles mascavam chiclete, que era uma goma retirada de certas árvores há cerca de 5.000 anos atrás. O chiclete que conhecemos foi patenteada por Thomas Adams, em 1860. Ele queria que sua goma fosse usada nos pneus dos carros, mas como não conseguiu, descobriu que sua invenção seria muito mais rentável como goma de mascar.
4 – E-mails
Aquele monte de e-mail que você envia e recebe diariamente é uma invenção que foi patenteada em 1982, mas é de 1969. A primeira mensagem entre dois computadores foi enviada naquele ano e fazia parte do projeto ARPAnet – um embrião do que hoje é a internet.
5 – Lentes de contato
Em 1888, o inventor alemão Adolf Fick testou em coelhos a sua primeira lente de contato, um protótipo de vidro que era muito pesado. Na época, não foi dada muita atenção ao invento, até que a idéia foi revivida em 1930, se tornando um dos maiores sucessos comerciais que se tem notícia.
6 – Maquiagem
Acredita-se que o povo egípcio foi o primeiro a usar de artifícios para corrigir imperfeições em seu rosto, há mais de 4000 anos! Os egípcios, tanto homens quanto mulheres, usavam bastante delineador e sombras, com cremes e lápis compostos de misturas minerais e com corantes vegetais.
7 – Camisinha
O italiano Gabriele Fallopius inventou um preservativo feito de linho embebido em uma solução química para ser usado durante o sexo e, com isso, tentar diminuir a proliferação do sífilis. Isso foi no século XVI, na Europa, mas estudos levam a crer que Fallopius pode ter se inspirado no Egito e na Roma antigos, pois os egípcios e os romanos já usavam preservativos de tripas de animais para fins anticoncepcionais milhares de anos antes.
Sem comentários:
Enviar um comentário