Conheça o apartamento secreto da Torre Eiffel
Um dos monumentos mais simbólicos de Paris, a Torre Eiffel foi construída em 1899 e foi batizada com o nome de seu idealizador, Gustave Eiffel. Mas, além de sua ponta e exuberância, a Torre que contempla a Cidade Luz tem muito mais coisas interessantes que a bela vista do alto de seus 324 metros de altura.
Isso porque, como previam os projetos de Eiffel, a Torre Eiffel seria sinônimo de poder e beleza, mesmo que naquela época ela não passasse de um projeto temporário, com data para ser demolida, logo depois da Exposição Universal de 1899. Foi inspirado por esses pensamentos e pela fama que ganhava juntos aos franceses do século 19, que Eiffel se deu a liberdade de construir para si um cantinho particular, um apartamento secreto na Torre Eiffel.
Para muitos, esse detalhe ainda é desconhecido, mas a verdade é que Gustave Eiffel fez um pequeno e modesto – para os padrões da época – apartamento secreto na Torre Eiffel, mas exatamente, no terceiro mais alto andar do monumento. O mais impressionante é que o apartamento secreto na Torre Eiffel, nos idos de 1899, não era tão secreto assim e despertava a cobiça de muitos figurões. Dizem até que Eiffel fez inúmeros desafetos nesse período, por recusar toda e qualquer proposta tentadora que recebia para alugarem seu cantinho no topo do monumento, mesmo que por uma única noite.
Sobre o interior do apartamento secreto, dizem ser totalmente diferente da estrutura em ferro da Torre Eiffel. Embora simples era aconchegante, todo o local estava decorado com tapetes, papéis de parede, armários de madeira e até um piano de calda. Apenas um quarto foi feito no lugar e, nas adjacências, havia também um pequeno laboratório para seus experimento com engrenagens em plena Torre Eiffel.
As únicas pessoas que tinham acesso ao apartamento secreto da Torre Eiffel eram os ilustres convidados do engenheiro, como o próprio Thomas Edison, que passou horas no local, fumando charutos e bebendo conhaque, no dia 10 de setembro de 1899. Hoje em dia, aliás, o apartamento pode ser visitado pelos turistas que se arriscam até o topo da Torre Eiffel; e as estátuas de cera de Edison e Eiffel podem ser espiadas por meio de um vidro, como se ainda estivessem vivendo aquela noite.
Sem comentários:
Enviar um comentário