AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

terça-feira, 31 de julho de 2012


Os Nunes em Portugal

Segundo pesquisadores outros, existem dois grandes ramos dos Nunes como apelido em Portugal, sendo um descendente de uma relação amorosa de Dom Afonso III com a filha do Alcaide de Faro [Madragana]; outro, da Beira Alta, de onde provem a maioria dosNunes como apelido. No entanto, o apelido Nunes em Portugal é muito comum, e pode ter origem real.
A seguir, os Nunes mais antigos, que se tem notícia na história.
Fernão Nunes. O primeiro individuo com o apelido Nunes em Portugal, e que se tem notícia o qual consta nas crônicas madeirenses chamava-se Fernão Nunes, que residia em Gaula, tendo casado com Helena de Góis, filha de Lançarote Teixeira, quarto filho de Tristão Vaz, primeiro donatário de Mochico.
Aires Nunes, um homem rico e governador de terras do Rei do Conselho de Guimarães, defendeu contra os invasores, o Castelo de Guimarães, berço da nacionalidade portuguesa.Pela sua bravura e lealdade ao seu Rei, tornou-se Par no Reino, Cavaleiro Paladino, e por esses títulos teve seu brasão de armas.
Antonio Nunes [séc XVI], descendente do relacionamento do bispo de Viseu com D. Beatriz de Eça, abadessa do Mosteiro de Celas em Coimbra, bisneto de Ines de Castro e D. Pedro I.
Estes descendentes apresentam, fenotípicamente, olhos, cabelos, e tez escura. Contudo , houve cruzamento dos dois sangues [descendentes de apelido Chichorro] de Dom Afonso III com descendentes mais tarde, de Dom Pedro.
Pedro Nunes. 1502-1578, foi um dos maiores expoentes da geração posterior à Duarte Pacheco, ele foi matemático, cosmógrafo e professor da Universidade de Coimbra.
Dom Sancho Nunes Barboza, foi o Patriarca da Família Barboza. Era um senhor de muitas posses, e naturalmente de muita fama. Era dono da Quinta da Barboza, nome assim chamado até hoje, uma região de portugal. Essa família de origem judaica que se converteu ao cristianismo, mantiveram durante a monarquia portuguesa a sua lealdade, adquirindo inclusive, direito a Brasão.
Duarte Nunes de LeãoFoi um cronista português, porta-vóz oficial da Coroa Portuguesa.
Em 1531, Martin Afonso de Souza, discípulo de Pedro Nunes Português, foi mandado pelo Rei D. João III para a Primeira Expedição Sistemática Colonizadora.
Os judeus que foram expulsos da Espanha para Portugal, tendo sido bem recebidos no tempo do rei Dom João II, [1481-1495], chamado de principe Perfeito", e que morreu com apenas 40 anos de idade, desfrutaram de relativa tranquilidade até o casamento de seu sucessor, seu sobrinho, o Conde Beja, Dom Manuel "O Venturoso", com Isabel, filha dos reis católicas da Espanha, em 30 de novembro de 1495.
A partir daí, Isabel que nutria antigo e visceral ódio aos judeus, incitou seu esposo a expulsar os israelitas do território português. Em Portugal no ano de 1497, o rei Dom Manuel proclama a conversão de todos os judeus portugueses ao catolicismo. Foi uma conversão "legal", unica na história. Ele não perguntou a ninguém se queria converter-se, ou ser expulso; simplesmente numa certa manhã, meus antepassados lusitanos acordaram Cristãos Católicos...O famigerado Tribunal da Santa Inquisição é instalado em Portugal, para julgar os crimes cometidos contra a igreja, sendo usado diversos metodos de tortura para punir os "hereges" da mesma forma como aconteceu na Espanha, e em outros países. Os judeus "convertidos", eram batizados cristãos católicos, e tinham a troca de nomes para que fossem reconhecidos como Cristãos Novos, como por exemplo: Nunes, Oliveira, Pereira, Silva, Nogueira, Carvalho, Amorim, Rodrigues, Gomes, Soares, Mendes, Cordeiro, Lobo, Leão, Coelho, Araújo, Carneiro,... enfim uma centena de nomes de plantas, animais, e nomes relativos a natureza.
A expulsão dos judeus de Portugal aconteceu, e um grande numero dos mesmos foram para a Holanda, devido a conhecida Liberdade Religiosa que havia naquele país; outros foram para o Norte da África, América do Sul, e uns poucos para a Europa.
Muitos daqueles que se convertiam ao catolicismo praticavam alguns aspectos da religião judaica as escondidas, pois se fossem pegos, viriam os julgamentos.

Henrique Nunes Correa. Era irmão de João Nunes Correa, Diogo Nunes Correa, e Antonio Nunes Correa que viviam no Brasil. Sendo João NUnes Correa muito rico, dono de dois engenhos no estado da Paraíba, e muito culto. Não se sabe o porque, mas o cabeça dos negócios era Henrique Nunes, mesmo morando em Portugal. Com certeza seria ele um bom administrador, ou tinha uma boa parte nos investimentos.

Nun’Alvres é um colégio da Companhia de Jesus. Iniciou a sua actividade nas Caldas da Saúde (Santo Tirso) em 1932. Seu nome completo é Instituto Nun' Alvres.

ULTIMA ATUALIZAÇÃO: 08/10/2011

Sem comentários: