Bem-vindo a Monowi, Nebraska, Estados Unidos, população: 1. De acordo com os dados do Censo dos EUA, Monowi é a única
|
A lei federal também exige que Dona Elsie faça um plano rodoviário municipal anualmente para garantir o financiamento estadual e pague 500 dólares em impostos para manter a água e a energia elétrica ativadas. Ela também faz a documentação necessária para manter o status de Monowi como cidade para evitar que se torne um povoado fantasma.
Considerada uma das localidades menos povoadas do mundo, Monowi conta com uma rua , uma biblioteca, uma igreja e vários edifícios abandonados, além do bar da Dona Elsie, administrado desde 1971. O curioso é que ela mesma outorga a licença de venda de bebidas e cigarros que ela mesma vende e arrecada seus próprios impostos.
VÍDEO
Na década de 1930, Monowi era uma parada obrigatória na Rodovia Elkhorn, com uma população movimentada de 150 pessoas, três mercearias, vários restaurantes e até uma cadeia. Dona Elsie foi criada em uma fazenda nos arredores da cidade e conheceu seu marido Rudy na escola primária. Depois de se formar no ensino médio, Rudy se alistou na Força Aérea dos EUA. Enquanto ele servia na Guerra da Coréia, a mulher, que sonhava em ser aeromoça, mudou-se para Kansas City para trabalhar em uma companhia aérea.
Dona Elsie se casou com Rudy aos 19 anos, e criaram dois filhos em Monowi. Em 1971, o casal decidiu reabrir a taberna que pertencia ao pai dela. No momento em que a Taverna Monowi abriu, no entanto, a pequena cidade começou seu declínio. Após a Segunda Guerra Mundial, as economias rurais colapsaram em todo o Centro-Oeste, e comunidades inteiras começaram a desaparecer no interior do país.
Em 1960, a igreja realizou o último funeral para o pai de Dona Elsie, e entre 1967 e 1970, a agência dos correios e o último mercadinho fecharam sua portas. A escola fechou em 1974. Em meados dos anos 70, ambos os filhos de Dona Elsie se mudaram para encontrar trabalho e, em 1980, a população da cidade despencou para 18. Vinte anos depois, Rudy e Elsie compreendiam toda a população de Monowi até que Rudy faleceu em 2004 .
Apesar de viver sozinha, a mulher diz que ela nem sempre é assim. Seis dias por semana ela abre a taberna às 9:00 da manhã e passa 12 horas atendendo seus frequentadores regulares, a maioria dos quais conhece por toda a vida.
- "É como uma grande família", disse. - "Há clientes da quarta e quinta geração chegando. É muito legal quando as pessoas que você lembra quando bebês trazem seus filhos para me mostrarem."
- "É como uma grande família", disse. - "Há clientes da quarta e quinta geração chegando. É muito legal quando as pessoas que você lembra quando bebês trazem seus filhos para me mostrarem."
Além da taberna, há um outro edifício público em Monowi, a Bibiloteca do Rudy. Um ávido leitor, o desejo moribundo de Rudy era transformar sua coleção privada em uma biblioteca pública. Monowi agora tem uma pequena biblioteca pública com uma seleção de mais de 5.000 livros e revistas. Dona Elsie, naturalmente, é a bibliotecária e há uma chave no bar para quem quer verificar algum livro.
Elsie tem cinco netos e dois bisnetos, de seus dois filhos. O mais próximo deles moram em Ponca, Nebraska, a cerca de 90 quilômetros de distância, mas outros vivem tão longe quanto a Holanda.
VÍDEO
- "Eu sei que sempre poderia contar com meus filhos sempre que quiser ou precisar, mas então eu teria que fazer todos os novos amigos novamente", disse a mulher. - "Enquanto eu tiver forças para estar aqui, é aqui que eu realmente quero ficar."
www.mdig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário