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sexta-feira, 1 de setembro de 2017

"Tenho seguido com algum interesse as notícias sobre a "greve histórica", como lhe chamam os jornais, que decorre ali por Palmela, nos portões da Autoeuropa.


"Tenho seguido com algum interesse as notícias sobre a "greve histórica", como lhe chamam os jornais, que decorre ali por Palmela, nos portões da Autoeuropa. Por ter vestido a camisola (literalmente) no início do século e por ter sido o meu único empregador em Portugal, sigo com alguma atenção o que por aqueles lados acontece desde 2006, altura em que bati a asa.
Importa-me pouco discutir a justiça ou não da greve ou sequer os seus contornos. A comunicação social encheu algumas páginas nestes dias com o tema pelo que teria pouco de factual para acrescentar.
Interessa-me mais abordar o linchamento público dos funcionários da autoeuropa e como a ignorância nos prejudica enquanto povo.
Compreendo que a informação que circula não vem carregada de detalhes e para a opinião pública passa a parangona de que os funcionários não querem mais dinheiro para trabalhar aos sábados. São uns calões e ganham balúrdios. Ponto final. É isto que chove nas redes. Não sei porque insisto em ler comentários de notícias mas vou assumir, para me sentir melhor, que é uma espécie de guilty pleasure da azeitonice.
Li coisas como: "não querem trabalhar aos sábados? Então devíamos fechar os hospitais ao fim-de-semana para os gajos da autoeuropa!" ou "mas quando querem pão fresco ao sábado o padeiro não diz que não, seus chulos!". Entre outras pérolas dignas de qualquer boca numa taberna da Madragoa, como se bens alimentares ou cuidados de saúde se pudessem escolher no calendário. Ou como se uma fábrica fosse um serviço aberto ao público e dependente de horários melhores para visita.
Compreendo que exista míngua de emprego no nosso país e que muitas pessoas se esfolem para aguentar cada mês, mas isso não nos pode retirar a lucidez de entendermos o que é a luta dos trabalhadores pelos seus direitos. Se os funcionários da AE cederem sempre a pressões, naquela que é a empresa modelo do país, o que acontecerá a cada um de vocês que trabalha em micro-empresas onde os trabalhadores nem piam?
A conversa de "se não aceitarem a produção do modelo X vai para a fábrica Y" é mais velha que o obrar de cócoras e é usada desde sempre. Ouvi isso há 12 anos na altura do modelo EOS e depois com o Scirocco. Agora ouvem com o T-roc ou lá como se chama a lata nova.
Em cada negociação lá se trocava trabalho extra por férias ou dias por aumentos congelados e por aí fora. As greves foram sempre evitadas e a produção sempre a crescer com novos modelos. Mas até quando? Até quando se dá asas à imaginação para aceitar mais trabalho sem dinheiro que se veja?
Quem agora chama nomes aos funcionários da AE já trabalhou numa linha de montagem? Já teve duas pausas de 7 minutos por dia para mijar? Já passou 20 anos todo dobrado a fazer os mesmos movimentos? Se acham que é tudo fácil e maravilhoso, porque não vão para lá? Entre 2000 ou 3000 que lá trabalham deve haver espaço para os génios do comentário no FB.
O que é que acham que um operador de linha, um técnico ou um engenheiro ganham na AE? Eu respondo: uma merda. Ganham uma merda. Ganham aquilo que alemão algum aceita na casa mãe, com condições que sindicato nenhum permite no desterro de Wolfsburgo.
O governo português deu incentivos por mais de uma década para a VW ter a fábrica ali. Depois tiveram mais uma década de salários baixos, aumentos miseráveis e down days. Em 4,5 anos a trabalhar ali, o meu salário aumentou 15 eur líquidos. Um operador de linha trazia 800 eur para casa, um técnico um pouco mais, um engenheiro cerca de 1100. Depois criaram uma empresa de trabalho externo (autovision) para reduzirem ainda mais os custos com os contratados e terem menos responsabilidades sociais.
Portanto...se 10 anos volvidos a técnica é a mesma e continuam a querer apertar quem trabalha, eu acho muito bem que não aceitem sábados obrigatórios e muito menos se não forem pagos como trabalho extraordinário.
Se os alemães querem explorar e manter o superávit do país, pois que o façam à custa do seu próprio povo.
É uma questão de defesa da dignidade e do tempo familiar de cada trabalhador. Exactamente os bens mais preciosos no país que criou a marca. Não compreender isto e insultar quem tem a coragem de dizer "não", é não entender o que o domínio económico alemão na europa está a fazer aos países periféricos.
Força camaradas!"
de Tiago Franco

1 comentário:

lu disse...
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