Faro ganhou “novo” beco na Cidade Velha, já a pensar no Festival F
Há um “novo” Beco na Vila-Adentro de Faro, que abre caminho para um espaço nobre da Cidade Velha da capital algarvia que tem estado escondido há muitos anos.
O Beco do Castelo nasceu esta quarta-feira, onde antes existiu a Travessa das Freiras, e liga o Largo do Castelo à propriedade privada conhecida como «Muralhas»,um espaço que está a ser recuperado e integrará a edição de 2015 do Festival F, que decorre em Setembro.
Além de criar uma via de acesso mais ampla a esta propriedade, que se estende desde o Arco do Repouso até à antiga Fábrica da Cerveja, sempre junto à muralha da Vila-Adentro, este beco permitirá dar outro aproveitamento ao pátio da ex-Fábrica da Portugália, já que é delimitado, por um dos lados, por um dos muros desta infraestrutura.
Numa fase inicial, e como termina numa propriedade que não é pública, o Beco terá um portão numa das suas extremidades. Mas, no futuro, e numa lógica de aproveitamento do quintalão das Muralhas para atividades económicas, que estará nos planos dos seus proprietários, será um ponto de passagem livre, durante boa parte do dia.
Durante o Festival F, que trará muita música portuguesa à Cidade Velha de Faro nos dias 4 e 5 de Setembro, já se poderá ter um primeiro vislumbre do uso a ser dado ao Beco do Castelo, no futuro, já que as «Muralhas» irão acolher o palco principal do evento.
Esta “nova” artéria oficial de Faro tem, ainda assim, uma história bem antiga, já que fazia parte da Travessa das Freiras, encerrada em meados do século XIX.
http://www.sulinformacao.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário