AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Outra vez o Comboio de Lata

            Muito se tem falado ultimamente, na Marinha Grande, acerca do Comboio de Lata, ou seja, da antiga locomotiva “MNN3” que resta do que foi o célebre comboio que circulou no Pinhal do Rei de 1923 a 1965. O estado de conservação da velha máquina e a necessidade de a expor em lugar público de modo a que todos a possam admirar e tomar conhecimento da sua história tem interessado muitos marinhenses.

            De facto, é premente a exibição pública e permanente deste património marinhense. Porém, tendo surgido rumores de uma proposta para colocação da antiga locomotiva em S. Pedro de Moel, perto do local de onde foi retirada por ter chegado a um enorme estado de degradação, levou-me a fazer, há alguns dias atrás, numa página marinhense de uma conhecida rede social, um comentário que, creio, não é demais voltar a publicar, pois, no meu entender, alerta para a eventualidade de se virem a repetir alguns erros do passado.
__

            Acerca da colocação da antiga locomotiva “MNN3” e respectiva carruagem de passageiros do antigo Comboio de Lata em S. Pedro de Moel, espero que não venham a ser cometidos os mesmos erros do passado quando esta foi ali foi colocada em espaço aberto o que, com o decorrer dos anos, levou à sua degradação por vários motivos.
            Recordo que S. Pedro de Moel, sujeito à influência de ares marítimos, não será porventura o melhor espaço para a colocação deste interessante património marinhense dados os efeitos corrosivos de tais ares, a não ser que seja colocado em espaço fechado e de preferência com acesso condicionado ao público.
            Por outro lado, a colocação do dito Comboio em espaço permanentemente aberto (apenas coberto por um telheiro como esteve no passado), para além do problema da corrosão, há que ter em conta o problema do vandalismo que, creio não ser preciso recordar, foi uma das principais causas do estado de degradação a que chegou o Comboio e que levou à sua retirada de S. Pedro de Moel em 1996.
            O futuro deste comboio, quanto a mim, passará sempre por colocá-lo em exposição e mostrar ou apenas recordar, o que foi o célebre “Comboio de Lata” que circulou no nosso Pinhal do Rei. O que é bom ter em conta será a escolha do lugar para expô-lo, sem pressas e tentando evitar erros do passado. Um dos locais ideais para expor o Comboio de Lata seria a existência no nosso concelho do, já tão falado, museu da floresta. Ora, como se sabe, esse projecto está longe de se concretizar, e enquanto isso não for possível, quanto a mim, o melhor espaço para colocar o Comboio seria num dos espaços ainda vagos no antigo Edifício da Resinagem, agora recuperado. Desta forma o Comboio de Lata estaria protegido e exposto ao público, quase permanentemente, no centro histórico da cidade e em espaço museológico, perto de outros museus da cidade e num local que, também ele, pertenceu às Matas Nacionais.
            Não queiram voltar a fazer ao Comboio de Lata o que se vê nas imagens de Miguel Costa que publico.





O Comboio de Lata em S. Pedro de Moel – anos 80 do Séc. XX
(Fotografias de Miguel Costa)

            Em complemento, e caso seja viável, não invalido a hipótese de uma recuperação total da velha locomotiva, colocando-a de novo a circular no Pinhal do Rei para pequenos passeios turísticos no Verão ou em épocas festivas. Veja-se, aqui, o que fizeram os ingleses com a “MNN1”, uma das outras locomotivas do antigo Comboio de Lata, depois de estar exposta como atracção turística no exterior de um café em Cascais e em 1969/70 ter sido vendida para Inglaterra onde após várias mudanças de propriedade acabou como sucata de um ferro velho sendo, por volta de 1984, adquirida por um antiquário de material ferroviário.
            É claro que a viabilidade de uma tal recuperação só poderá ser avaliada por técnicos competentes
.




Pinhal do Rei - Blogger

opinhaldorei.blogspot.com

Sem comentários: