No início dos anos 1600, um médico examinou amostras de água e concluiu que ela propiciava uma cura milagrosa para "qualquer fluxo corporal ". Mas como os moradores começaram a observar que os objetos lentamente se transformavam em pedra, a reputação do lugar degringolou.
Outra razão para o descrédito crescente do poço foi que Mother Shipton, a filha de uma prostituta local, nasceu em uma caverna perto do local. A história conta que esta mulher parecia o cão chupando manga. Enquanto a mãe era lindíssima, a filha criou o horror desde o nascimento, tanto que as pessoas acreditavam que o pai dela era o próprio capeta. Quando ela cresceu, a estranha mulher supostamente passou a exibir poderes psíquicos e teria mesmo profetizado com clareza o Grande Incêndio de Londres em 1666, a derrota da Armada Espanhola em 1588, e até mesmo a invenção dos telefones celulares.
Em 1630, a área de concessão da Royal Forest, que continha o poço, foi vendido pelo rei Charles I para um cavalheiro local chamado Sir Charles Slingsby. O poço ficou ridiculamente popular, então, assim que Slingsby começou a cobrar os visitantes por visitas guiadas, sem querer criando a primeira atração turística da Inglaterra.
Eventualmente, os cientistas modernos analisaram amostras da água do Poço Petrificante, desbancando a lenda que o rodeava desde os primórdios: a água contém um elevado teor de mineral que forma um revestimento em torno dos objetos. Com a exposição prolongada, o revestimento criaria um casca mineral dura, muito parecida com as estalactites e estalagmites, mas a um ritmo muito mais rápido. Na verdade, os níveis de calcita na água são tão elevados que os visitantes são proibidos de bebê-la.
Turistas que visitam o poço na atualidade são tratados com a visão de vários objetos amarrados ao lado dele, lentamente sendo petrificado sob suas águas em cascata. Pequenos ursos de pelúcia são regularmente abandonados sob a água, e uma vez solidificados, são vendidos em lojas de souvenires nas proximidades.
vídeo
vídeo
- "Quando eu vi as ursos de pelúcia petrificados pendurados sob a cachoeira, juntamente com roupas, chapéus, sapatos e até mesmo um guarda-chuva, eu percebi que estava observando um espetáculo geológico incrível", conta Monty White, um turista, em seu blog. - "Os bichinhos de pelúcia demoram entre três e cinco meses. Os artigos maiores porosos podem levar de seis a doze meses. Os itens não-porosas, como uma cartola ou capacete de bombeiro podem demorar até 18 meses para serem envoltos em pedra".
http://www.mdig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário