Vai à praia? Veja se encontra estas 10 tendências
As bolas de Berlim mantêm-se e as geleiras também, mas o surf anda a sofrer ligeiras declinações, assim como a cerveja. Saiba o que fazer para estar na crista da moda de praia.
1. Stand up paddle
Tal como Cristo a caminhar sobre as águas, também os veraneantes andam a ver o areal de cima do mar. O stand up paddle (SUP) pratica-se de pé, com um remo na mão e em cima de uma prancha aparentemente semelhante à de surf. Inventado no Havai, dizem os praticantes e as escolas que pode ser feito por qualquer pessoa, com ou sem prática habitual de exercício físico. Pode passear-se em águas calmas ou dominar umas ondas e ainda pode servir de tapete de yoga — o paddle yoga está a ganhar adeptos sobretudo no Algarve.
2. Biquínis criativos
O único problema vão ser as marcas onde não apanhou sol a fazer desenhos corpo fora. Desde os fatos de banho a fazer lembrar as estrelas de Hollywood dos anos 50 aos triquínis cheios de fitas a unir o soutien às cuecas, a roupa de ir a banhos tem perdido o lado funcional de possibilitar um bronzeado na maior área de pele possível, para se tornar criativa e surpreendente, dando até para usar fora da praia. Este é da marca portuguesa Bohemian Swimwear e já dá para perceber a ideia do adeus aos clássicos triângulos.
3. Dad bod
Acabaram os dias de privação e exercícios para entrar em ponto de betão. Pelo menos para os homens. O dad bod é o corpo que apresenta um compromisso entre a barriga de cerveja e a vaga presença de exercício físico. Com Leonardo DiCaprio ou Adam Sandler como exemplos, rapidamente este estilo foi convertido em moda, e se lhe juntar uma outra, a do lumbersexual, não vai precisar de fazer nada durante as férias: beba cerveja, não faça a barba uma única vez, entregue-se à inatividade. E as senhoras? Tal como os direitos civis tardaram para as mulheres, o look dad bod no feminino (mom bod?) ainda não se tornou moda.
4. Almofadas
Talvez lembre com saudade o ritual de chegar à praia, encher o peito de ar e soprar para dentro de um almofadinha de plástico que tinha frequentemente o nome de um remédio ou de uma marca de tintas. Agora já não precisa de repousar a cabeça na publicidade: há diversas marcas portuguesas a comercializar almofadas impermeáveis, com enchimento e padrões divertidos. Com um cordão na ponta, podem ir ao ombro, que nem um acessório de moda. Em alternativa, faça um montinho de areia personalizado, à medida da sua cabeça.
5. Tatuagens douradas que nem joias
Se não vai à água nem de aliança faça uma tatuagem destas: temporárias, em dourado ou prateado, muitas vezes a imitar joias. Fazem sucesso nas redes sociais e em fotos de festivais como o de Coachella, ou até no Instagram de Beyoncé ou Rihanna. Tal como as outras que apareciam nas batatas fritas, estas vêm num papel que se encosta à pele e se molha, e a partir daí aguentam-se entre quatro a seis dias, na maioria das marcas.
6. Espreguiçadeiras que se levam ao ombro
Há uma maneira de carregar uma toalha e uma chaise longue ao mesmo tempo, a caminho da praia e sem deixar cair tudo o resto. A marca portuguesa Origama desenvolveu um desenho que está a conquistar as praias ibéricas: duas estacas que se enterram na areia e onde se encaixa a ponta da toalha. Tudo isto é transportado ao ombro, embrulhado num rolo.
7. O surf que salva
Em certas praias é fácil enterrar o chapéu e ver logo no mar uma fila de pontos pretos à espera da próxima onda. A prática do surf em Portugal é uma tradição e não é de hoje que o país está nos circuitos internacionais. O projeto Surf Salva, promovido pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) pela segunda vez, está a dar formação a estes desportistas para que consigam participar no salvamento de pessoas no mar sem que coloquem a sua vida em risco.
8. “Kaftan”, o vestido do oriente
Tecidos leves, fluidos, a esvoaçar com o vento, padronizados ou lisos. Os kaftans não custam nada a vestir, são frescos e estão de volta (também fora da praia). Compridos ou curtos, a marcar a cintura ou largos, sugerem mais do que mostram e são versáteis. A provar isso mesmo, Kim Kardashian usou um no Dubai com uns Louboutin de plataformas ostensivas para andar de camelo.
nota de António Garrochinho:julguei não ser ela ! nunca a tinha visto vestida :) foi só piada pois é um bom torrão
9. Cervejas como refrescos
Beber uma cerveja no bar da praia está a ganhar nuances. As duas principais marcas portuguesas de cerveja têm apostado em misturas com outros aromas que promovem normalmente como mais refrescantes: a Sagres tem a Radler limão, lima-gengibre e a nova lima-maçã verde, para além da Radler limão sem álcool; a Super Bock Green é também uma cerveja com aroma a limão e há ainda a Super Bock Mix Caipirinha, que junta cerveja, cachaça e lima. Para alguns destes casos vale a pena recomendar cuidado: com um sabor mais leve e adocicado podem parecer refrescos.
10. Muito chapéu ou pouco chapéu
Se é uma estrela de cinema internacional e está a fugir dos paparazzi, esconda a cara numa capeline. Se não é, esconda também. Para além de elegantes e intemporais, as capelinessão eficazes a proteger a cara do sol e até mesmo os ombros e o peito se as abas forem mesmo exageradas. Em oposição, mas também na moda, estão os turbantes. Dão um ar mais exótico e, apesar de não lhe esconderem a cara das câmaras fotográficas, mantêm o cabelo no lugar. Este é da portuguesaHead-Ji.
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