AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

terça-feira, 12 de junho de 2012



Presidente do Uruguai é considerado o mais pobre do mundo

Presidente do Uruguai é considerado o mais pobre do mundo

De acordo com jornal El Mundo, na última terça (6), opresidente uruguaio José Pepe Mujica foi considerado o presidente mais pobre do mundo, mas não devido ao baixo salário ou condições precárias de infraestrutura e sim por seu estilo de vida simples que inclui a doação de 90% de seu salário a pequenas empresas e ONGs do país.

Pepe Mujica (como é mais conhecido), é casado com asenadora Lucía Topolansky que também segue a filosofia do marido e doa maior parte de seu salário. Ambos vivem em um sítio, numa área de classe média próxima a Montevidéu. Mesmo ocupando o mais alto cargo do país, Pepe ainda se dedica ao cultivo de flores e hortaliças. Além desta propriedade, o presidente tem como bem material um fusca azul, avaliado em torno de mil dólares.

Ainda em entrevista ao jornal espanhol, sobre o valor dos 10% que recebe como salário presidencial para viver, Mujica reafirmou que a quantia “tem que bastar porque há outros uruguaios que vivem com menos”. De tudo que tem direito como presidente, usa apenas o serviço de segurança de alguns homens em sua propriedade e um carro oficial utilizado em eventos.  

Este não é o primeiro bom exemplo que parte do presidente uruguaio. Em maio, Mujica ofereceu sua residência presidencial e outro prédio do governo para moradores de rua se abrigarem no período de inverno e em 2011, o presidente assinou a venda de uma casa de veraneio presidencial e utilizou os fundos para o projeto de moradias populares.

Se for marketing, ou não, para se tornar querido pelo público, não se sabe, uma vez que o próprio já declarou que espera cumprir logo seu mandato. Antes de presidente, Mujica militou na guerrilha contra a ditadura no período da juventude e em cargos políticos foi deputado e ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca.

Sem comentários: