AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

segunda-feira, 18 de junho de 2012



Faça o teste: O REI VAI NU?

Teste os seus conhecimentos sobre os reizinhos que nos controlam, contra nossa vontade. Se não souber nenhuma resposta, parabéns. Candidate-se a comentador televisivo, ou mesmo deputado de um dos partidos que nos submetem à “troika”. Não fará pior figura que os srs. Coelho, Portas ou Seguro. Basta repetir de forma assertiva o que dizem os do grande capital, considerar as questões que se seguem ou verdades absolutas ou inquestionáveis mistérios da teologia.
Se souber as respostas – pode encontra-las neste blog, por ex. – paciência, os “tachos” não são para si. Integre-se na próxima manifestação de repúdio pelos “reizinhos que nos querem controlar e lembre-se de António Gedeão : “Não há machado que corte a raiz ao pensamento / porque é livre, livre como o vento".

1 – Por que será um tragédia para a “Europa” a Grécia sair da zona euro, se o seu PIB representa apenas 2% dessa zona?
2 – Por que é que países que não adoptaram o euro, como a Dinamarca e a Suécia, estão bem melhor que os países da zona euro?
3 – Por que é que a Noruega, que não faz parte da UE está bem melhor que os países da UE?
4 – Por que é que a Islândia que decidiu não resgatar bancos falidos, nem pedir empréstimos a nenhuma “troika”, mas sim prender e julgar políticos e banqueiros responsáveis, tem crescimento económico triplo da média da zona euro?
5– Por que é que Portugal desde que adoptou o euro, tem de média anual do crescimento económico entre 2000 e 2012 menos de 0,2% , absoluta estagnação?
6 – Por que é que é necessário os povos fazerem sacrifícios para dar “confiança aos mercados”?
7 – Qual a vantagem dos mercados financeiros controlarem os governos em vez dos governos controlarem os mercados financeiros?
8– Por que é que quando os mercados foram desregulados os países entraram numa crise sem fim à vista, se isso conduziria à máxima eficiência económica?
9– Por que é que dizendo que as privatizações e as exportações são a salvação da economia, quanto mais se privatiza e mais se exporta maior o endividamento e o desemprego?
10– Que espécie de ajuda trazem as medidas da troika se o país ficou ainda pior do que já estava?
11– Por que é que quanto mais se alterou a legislação laboral para reduzir salários e facilitar despedimentos, com o argumento de promover a criação de emprego, mais aumentou o desemprego?
12– Por que é que ter emprego com salários abaixo do nível de pobreza e sem direitos é considerado – pelo sr. António Borges, por ex. – um progresso?
E agora a pergunta que é moda designar como a “million dollar question”:
14– Por que é que o BCE não financia os Estados, empresta aos bancos a 1% (juro negativo em termos reais) , e estes emprestam aos Estados 5, 6, 7, 8%, como melhor acham?

Sem comentários: