AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quarta-feira, 23 de maio de 2018

23 de Maio de 1934: Morrem Bonnie Parker e Clyde Barrow, numa emboscada da polícia em Bienville Parrish, Louisiana


No dia 23 de Maio de 1934, dois famosos criminosos norte-americanos, procurados em todos os EUA, foram mortos num tiroteio com a polícia em Louisiana.


Clyde Chestnut Barrow, ou, como preferia apresentar-se, Clyde Champion Barrow, nasceu em Teleco, no Texas, em 1909, e começou a carreira criminosa roubando um peru, aos 16 anos. Logo seguiram-se os furtos em lojas, residências e o roubo de um carro.




Bonnie Parker nasceu em 1910. Aos 18 anos, já tinha um casamento fracassado (casara-se aos 16). Na escola, havia sido premiada várias vezes por escrever poesias e peças de teatro. Os dois conheceram-se em 1928, provavelmente na casa de uma amiga comum.




Depois de se conhecerem, Clyde foi preso e condenado a dois anos de reclusão. Ela contrabandeou um revólver para dentro da cela, ajudando-o a fugir. Poucas semanas depois, no entanto, ele voltou a ser preso e, desta vez, condenado a 14 anos de cadeia.



O casal, que entrou para a história como "Bonnie & Clyde", ficou famoso na época da depressão económica por assaltar bancos e postos de gasolina. Ficaram conhecidos não só pela carreira criminosa e talento para fugir da polícia, como também pelo romance entre os dois, que fascinou o mundo.


Bonnie saiu da prisão em 1932, depois de dois anos de reclusão. Foi a partir daí que surgiu o casal Bonnye & Clyde. A denominada Bloody Barrow Gang fazia tremer o comércio: sinónimo de brutalidade impiedosa, mas também vista como um sinal de revolta contra a miséria, em tempos de crise. Em 1932 houve o primeiro assassinato. O grupo estava em fuga permanente, roubando cada vez mais carros e estando cada vez mais fortemente armados. Seguiram-se 14 assassinatos e várias fugas espetaculares dos cercos da polícia. Todo o país acompanhava os passos do bando.


No começo do ano de 1934, Bonnie e Clyde libertaram três companheiros do gangue da prisão. O director desse estabelecimento prisional, Frank Hamer, preparou uma armadilha mortal contra a dupla.


Ele contactou o pai de um dos rapazes do gangue e acertou a possibilidade de redução da pena, se este colaborasse na prisão do duo. O golpe deu certo. Acreditando tratar-se de uma avaria no carro do cúmplice, Bonnie e Clyde pararam para socorrê-lo, e foram atacados por seis franco atiradores. A salva de tiros acabou com as suas vidas, mas iniciou uma lenda.



 Fontes: Opera Mundi
 wikipedia (imagens)
Bonnie Elizabeth Parker
Bonnieclyde f.jpg
Bonnie Parker and Clyde Barrow


VÍDEO


 

Sem comentários: