A polícia alemã já confirmou a detenção de Puigdemont na autoestrada A7, por onde entrou desde a fronteira com a Dinamarca. Foi detido às 11h19 (hora local), revelou o porta-voz da polícia de Schleswig-Holstein
Carles Puigdemont foi detido pela polícia alemã quando viajava de carro a partir da Dinamarca, noticia o El País. O advogado do ex-presidente do governo regional da Catalunha, Juame Alonso-Cuevillas, foi informado que Puigdemont foi detido no Estado de Scheleswig-Holstein, o único com fronteira com a Dinamarca e confirma que o ex-presidente da la Generalitat está detido pela polícia alemã. Puigemont acabara de cruzar a fronteira, quando seguia na estrada em direção a Hamburgo, a partir da qual tinha intenção de regressar a Bruxelas.
A polícia alemã já confirmou a detenção dePuigdemont na autoestrada A7, por onde entrou desde a fronteira com a Dinamarca. Foi detido às 11h19 (hora local), revelou o porta-voz da polícia de Schleswig-Holstein, Uwe Keller.
O Código Penal alemão prevê penas que vão de dez anos a prisão perpétua para crimes similares aos que são imputados em Espanha a Puigdemont.
No sábado, através da rede social Twitter, o ex-presidente do governo regional da Catalunha tinha afirmado que vai "lutar até ao fim" por todos aqueles que considera "reféns de um Estado repressor" e pela "liberdade na Catalunha".
O Supremo Tribunal espanhol decidiu na sexta-feira aplicar prisão efetiva sem fiança a cinco políticos independentistas catalães, acusados de delito de rebelião, no quadro da tentativa de criação de uma república independente na Catalunha.
O ex-presidente da Generalitat, refugiado há alguns meses na Bélgica, deslocou-se nos últimos dias a Helsínquia para dar uma conferência, uma deslocação destinada a internacionalizar o processo independentista da Catalunha.
À disposição da justiça
De manhã, Juame Alonso-Cuevillas, advogado do ex-presidente do governo regional da Catalunha Carles Puigdemont tinha dito que não sabia “exatamente onde está” o dirigente independentista.
O advogado Jaume Alonso-Cuevillas afirmou no sábado - dia para o qual estava marcada a segunda votação para eleger o governo regional catalão, mas que não se realizou devido à detenção de cinco dirigentes independentistas – que Puigdemont ia apresentar-se à polícia finlandesa, na sequência do mandado de detenção europeu emitido pela Justiça espanhola.
Horas depois, no entanto, publicou uma mensagem na rede social Twitter, em que afirmava que o ex-presidente da Generalitat já não estava na Finlândia, mas que estava à disposição da Justiça belga.
“Confirmo que o presidente Puigdemont já não está na Finlândia. Continuará, como sempre, à disposição da Justiça belga, onde tem residência fixa”, referia a mensagem do advogado sem esclarecer se o seu cliente regressou à Bélgica.
Em entrevista hoje à rádio catalã Rac1, Alonso-Cuevillas admitiu que, “neste momento”, não sabe “exatamente onde está Puigdemont” e se este abandonou a Finlândia “antes do previsto devido ao mandado europeu”.
Segundo referiu no sábado o deputado finlandês Mikko Karna, um dos anfitriões de Puigdemont na Finlândia, o ex-candidato independentista abandonou aquele país nórdico na sexta-feira à noite e dirigiu-se à Bélgica “por meios desconhecidos”.
De acordo com as autoridades finlandesas, todos os portos e aeroportos do país estiveram sob vigilância no sábado e Puigdemont foi procurado, durante todo o dia, para cumprimento do mandado de detenção, assinado pelo juiz do Supremo Tribunal espanhol Pablo Llarena.
expresso.sapo.pt
1 comentário:
UNIÃO EUROPEIA: UMA ORGANIZAÇÃO PERIGOSA -» URGE TRABALHAR PARA O SEPARATISMO!
.
.
Exemplo 1:
--- Países da União Europeia foram parceiros em guerras que provocaram, já, milhões de mortos: foram fornecidas armas a organizações que depois foram desencadear guerras.
Mais, países da União Europeia, depois de terem sido parceiros no patrocinar de guerras, andam agora por aí a exercer coacção sobre países pacatos (sossegados no seu canto) no sentido de estes receberem refugiados das guerras por si patrocinadas.
-» Nota 1: sim, os países aonde o pessoal do armamento tem as suas fábricas é que têm de pagar a ajuda aos refugiados!
-» Nota 2: é o Estado Islâmico e muitos outros casos por aí: não têm fábricas de armamento, mas (é-lhes fornecido) têm acesso a armas em fartura.
Os países aonde o pessoal do armamento tem as suas fábricas, depois de arranjarem uns intermediários, lavam as suas mãos como pilatos.
Mais, mercenários/palhaços (da laia do senhor António Guterres) não chamam à responsabilidade os países aonde o pessoal do armamento tem as suas fábricas... em vez disso... andam por aí a exercer coacção psicológica sobre países pacatos que vivem sossegados no seu canto.
.
Exemplo 2:
--- A União Europeia considerou que Donald Trump deveria ser considerado louco... por este ter decidido introduzir taxas alfandegárias... em simultâneo(!!??!!)... a União Europeia considerou que deveriam ser introduzidas taxas alfandegárias sobre as importações do Reino Unido...
Quer dizer, para a União Europeia, introdução de taxas alfandegárias como opção política é coisa de loucos, mas se forem introduzidas como retaliação contra um país que ousou ser independente, tal já é uma 'coisa bonita'!?!
[ao longo da História já existiram vários fascismos... actualmente temos um Novo Fascismo: o eurofascista -» o eurofascista trabalha para a terraplanagem das Identidades Nacionais; mais, o eurofascista persegue os patriotas anti-UE rotulando-os de "extrema-direita" e absorve milhões de imigrantes islâmicos para destruir as Identidades Nacionais]
.
.
.
.
DEMOGRAFIA E SEPARATISMO-50-50
(mensagem em divulgação, ajuda a divulgar)
.
---»»» Todos Diferentes, Todos Iguais... ou seja, todas as Identidades Autóctones devem possuir o Direito de ter o SEU espaço no planeta -» inclusive as de rendimento demográfico mais baixo, inclusive as economicamente menos rentáveis.
-» Os 'globalization-lovers', UE-lovers e afins, que fiquem na sua... desde que respeitem os Direitos dos outros... e vice-versa.
-»»» blog http://separatismo--50--50.blogspot.com/.
.
Nota 1: Os Separatistas-50-50 não são fundamentalistas: leia-se, para os separatistas-50-50 devem ser considerados nativos todas as pessoas que valorizam mais a sua condição 'nativo', do que a sua condição 'globalization-lover'.
.
Nota 2: Mais, é preciso dizer NÃO à democracia-nazi; isto é, ou seja, é preciso dizer não àqueles que pretendem democraticamente determinar o Direito (ou não) à Sobrevivência de outros.
Enviar um comentário