Temporal na Praia de Faro
O mau tempo e a forte agitação marítima na Península do Ancão, afectou severamente a Praia de Faro: passadiços e passeios destruídos, casas tapadas por areia e, em algumas partes, uma redução da duna primária.
Como o PCP há muito vem alertando, os problemas existentes na Praia de Faro, a que a Sociedade POLIS Litoral Ria Formosa não soube dar resposta, são agora agravados pela situação atmosférica adversa.
É urgente elaborar um Plano de Pormenor, inscrito no Plano Diretor Municipal, que enquadre a implantação de infraestruturas e espaços de utilização coletiva, e englobe a requalificação dos núcleos urbanos e dos espaços balneares, garantindo a sua fruição por residentes e turistas.
O PCP continua a defender a requalificação do sistema lagunar da Ria Formosa, através do
reforço de recursos financeiros e humanos dos organismos públicos responsáveis pela sua proteção e conservação; através de dragagens que melhorem a navegabilidade, o escoamento e a qualidade das águas; através de ações de proteção dos processos de erosão da orla costeira.
O PCP continua a defender uma ponte para a Praia de Faro com duas faixas de circulação centrais e duas faixas laterais para bicicletas, além de duas faixas exteriores para peões. Só assim se garante o acesso em segurança, o equilíbrio dos fluxos de circulação e a rápida mobilização/intervenção de veículos de socorro e emergência.
O PCP continua a defender a reabilitação do Parque de Campismo da Praia de Faro, com gestão pública municipal, cumprindo critérios de rotatividade e sazonalidade.
O PCP continua a defender, no respeito pelas populações locais e pelo seu património, o investimento público que aproveite e melhore o espaço nas ilhas-barreira e a exigir o fim da demolição de habitações.
O PCP continua a propor o apoio às atividades económicas desenvolvidas na Ria Formosa e uma política de promoção das fileiras produtivas em torno da pesca e do marisqueio, que crie emprego, e o desenvolvimento da indústria, no respeito pelo meio ambiente e a melhoria das condições de vida dos trabalhadores e das populações.
CDU /FARO in facebook
Sem comentários:
Enviar um comentário