AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

segunda-feira, 19 de março de 2018

EUGÉNIA - Samuel Quedas in facebook










EUGENIA
Não, não quis escrever Eugénia, nem me esqueci do acento, que, se existisse e para ter o som certo, seria no “i”.
“Eugenia” é o conjunto de ideias e práticas tendentes a achar legítima e desenvolver a manipulação destinada a “melhorar” raças e espécies.
Se quando utilizada nas plantas é “para o lado que durmo melhor” e quando aplicada a animais já me incomoda bastante, mas enfim… quando se põe a hipótese de o fazer com seres humanos, em busca da “raça” perfeita que, obviamente estaria destinada a dominar todo o vasto “lixo humano” que não correspondesse ao conceito “eugenista” de pureza racial… aí já vem à garganta aquele vómito que é habitual quando lembramos o nazismo e a sua “solução” para o problema da “pureza da raça”, o Holocausto.
Num surto de ingenuidade, poderíamos pensar que “isso é lá uma coisa dos nazis”… mas infelizmente não!
Figuras que a ideologia dominante nos levou a admirar, eram assumidos “eugenistas”… como o “democrático” Wiston Churchil, ou o revolucionário-pacífico Gandhi, os dois racistas e xenófobos convictos. Os dois simpatizantes de Hitler, sendo conhecida a carta enviada por Gandhi ao Führer alemão, quando a loucura nazi já corria solta pela Europa, carta onde ainda o tratava por «meu querido amigo».
Ficarei apenas nestes dois… pois “desgostos” já nós temos de sobra… quando encontramos “eugenistas” mesmo entre algumas pessoas das nossas “relações”… certo?
Abraço.


Sem comentários: