AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Louvre: dez curiosidades sobre o museu mais visitado do mundo

Em 2015, o Museu do Louvre, em Paris, continuou a ser o museu mais visitado do mundo. Sabe tudo sobre este museu parisiense? Fique a conhecer dez curiosidades sobre este espaço.
1 – Sabia que o que hoje conhecemos como Museu do Louvre começou por ser uma fortaleza que foi edificada em 1190, no reinado de Filipe II? A ideia era defender a cidade das invasões vikings
2 – Hoje em dia, o museu tem um espaço onde é possível observar estas antigas fundações, que se encontram na ala Sully. Mas foi apenas durante as escavações para a construção das pirâmides de vidro, finalizadas em 1989, que esta descoberta foi feita.
3 – O Louvre, que foi residência oficial da monarquia francesa até ao reinado de Luís XIV, em 1682, começou a sua transformação em museu em 1692. No entanto, para que este trabalho ficasse finalizado, foram necessários mais de 200 anos. O complexo de edifícios só foi completamente usado como museu em 1993.
4 – Apesar de os reis franceses serem apreciadores de arte, e consequentemente bons colecionadores, a verdade é que foi graças a Napoleão, nas suas investidas pelo Egito e por Itália, que grande parte do espólio do museu foi composto.
5 – Pode ser uma das obras mais emblemáticas do Louvre, mas as famosas pirâmides de vidro foram tudo, menos consensuais. A obra, encomendada por François Mitterrand, em 1984, esteve envolta em polémica uma vez que os seus principais críticos defendiam que a estrutura seria demasiado futurista para o estilo do Louvre. Caso para dizer: o que lá vai, lá vai.
6 – É verdade que a pintura mais emblemática e mais famosa do Louvre é a “Mona Lisa”, que teve direito a uma sala com o seu próprio nome. O que muita gente pode não saber é que, exatamente no lado oposto a esta obra de Da Vinci, se encontra a maior pintura exposta deste museu. Trata-se do quadro “As bodas de Caná”, com 6,6m x 9,9m, da autoria de Pablo Veronese, que invoca a célebre história bíblica da transformação de água em vinho.
7 – Se é fã do livro “O código de Da Vinci”, de Dan Brown, saiba que há roteiros criados especialmente para aqueles que querem seguir os mesmos passos de Robert Langdon e Sophie Neveu.
8 – Por falar em código, saiba que é no Louvre que está patente o único exemplar do mundo de um “Código de Hammurabi”, um conjunto de leis escritas, oriundo da Mesopotâmia, descoberto por uma expedição francesa em 1901.
9 – Dica de viajante: usar uma porta de entrada que quase ninguém se lembra que existe. Chama-se Porte de Lions e encontra-se à direita da entrada da pirâmide de vidro, aquela que chega a ter filas enormes.
10 – Outra dica de viajante, que alguns podem desconhecer, é que o Louvre está aberto até mais tarde às quartas e às quintas, encerrando portas às 21h45. Neste horário pode ser que consiga ver a “Mona Lisa” sem ter de enfrentar uma multidão. Saiba também que os primeiros domingos dos meses de outubro a março são gratuitos para todos os visitantes.
europamos.com.br

Não perca a mundialmente famosa Mona Lisa, Liberdade de Delacroix que lidera o povo e Venus de Milo no icônico Museu do Louvre

O Museu do Louvre é, sem dúvida, uma das melhores galerias de arte do mundo. Localizado em centenas de milhares de obras-primas clássicas e modernas, o Louvre é a guinda do bolo da cultura francesa e um testemunho da história da arte europeia - não é surpreendente que seja também a galeria de arte mais visitada do mundo!
As excursões partem a cada 30 minutos entre abril e setembro, e todas as horas de outubro a março e os passeios duram 60 minutos.

Destaques:

  • Obras de arte clássicas de Mona Lisa a Venus de Milo
  • Cerca de 380.000 objetos da pré-história para o século 21, com 35 mil obras de arte em 8 departamentos
  • Fachadas para os belos jardins paisagísticos de Tuileries

Você sabia:

  • O Louvre foi originalmente construído como uma fortaleza em 1190, mas depois foi reconstruído como um palácio real no século 16 antes da monarquia se mudar para Château de Versailles
  • O primeiro "Museu do Louvre" abriu em 1793, durante a Revolução Francesa, com uma coleção de apenas 537 pinturas
  • Napoléon decidiu mudar o nome do Louvre Musée Napoléon sob seu reinado e aumentou a coleção (embora, após sua derrota, muitas peças foram devolvidas aos seus donos).
  • Desde que foi roubado em 1911, o famoso - e enigmático - o retrato de Mona Lisa é emoldurado e coberto com vidro à prova de balas e protegido por guardas em todos os momentos (não se preocupe, foi retornado em 1913)

Não perca:

Antiguidades egípcias
De 4000 aC até o 4º século, o departamento de Antiguidades egípcias merece uma visita pela sua enorme extensão de artefatos do antigo Egito para a era bizantina e de todo o meio. Os artefatos incluem a Grande Esfinge, ropeiros de papiro, múmias, jóias e roupas, entre objetos do Reino do meio, como as estátuas de Amenemhatankh, Nephthys e Hathor.
Departamento grego, etrusco e romano
O cais de Notre Dame é o segundo lugar onde você pode embarcar nas datas dos Bateaux ParThe grego, etrusco e romano desde o Neolítico (Nova Era da Pedra) até o século VI e o declínio do Império Romano. Como um dos departamentos mais antigos do Louvre, foi inicialmente curado por Francis I no século 16, que adquiriram estátuas de mármore como a de Venus de Milo. Os artefactos da coleção de Durand foram posteriormente adquiridos no século XIX, como o vaso bronze de Borghese. Você também pode admirar peças da Era Helenística e da cerâmica grega intrincada.
Escultura
Com uma coleção de escultura antiga para medieval e românica, admira obras de Daniel no Lion's Den e da Virgem de Auvergne. A coleção apresenta trabalhos das eras que seguem o Departamento grego, etrusco e romano até 1850. Agora, o departamento é dividido em dois espaços: a coleção francesa na ala Richelieu e as obras estrangeiras na ala Denon.
Artes decorativas
A partir da Idade Média até o século XIX, o departamento de Artes Decorativas era originalmente parte da propriedade real e artefatos transferidos da Basílica de Saint-Denis, funeral de monarcas franceses. Estes incluíam vasos e bronzes, cerâmicas, esmaltes e vitrais. Agora você pode ver obras de arte renascentista e medieval, jóias e maiolicas e tapeçarias de pelúcia.
Pintura
Com mais de 7.500 obras que cobrem quase 600 anos, quase dois terços das obras em exibição são de artistas franceses. Outros incluem pinturas italianas que datam das coleções de Francis I e Louis XIV; dos tempos napoleônicos e compras mais recentes. As principais obras-primas incluem a Mona Lisa, que foi adquirida por Francis I, Louis XIV de Hyacinthe Rigaud; A Coroação de Napoleão de Jacques-Louis David e a Liberdade da Liberdade de Eugène Delacroix para o povo.

Como chegar lá:

- Palais Royal - Museu do Louvre (metro 1 e 7) 
- Louvre-Rivoli (metro 1)

Aproveite ao máximo seu Passe de Paris:

- Entrada gratuita ao Museu do Louvre - custo de admissão normal de € 12 
- Salte as filas com entrada exclusiva da Fast Track 
Nota: O Paris Pass só será aceito para festas de 6 pessoas ou menos por vez.


VÍDEO
www.parispass.com

Sem comentários: