AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

A MAIOR CIDADE DE BARRO NO MUNDO - Chan Chan e as Huacas del Sol e de la Luna

Chan Chan e as Huacas del Sol e de la Luna

Chan Chan e as Huacas del Sol e de la Luna

Chan Chan e as Huacas del Sol e de la Luna

Chan Chan, a maior cidade de barro do mundo

Quando decidimos ir a Trujillo e Huanchaco, a gente já sabia que o Peru, além de ser um pais lindo e cheio de riquezas histórico-culturais, é um enorme sítio arqueológico a ser explorado. Fomos então conhecer mais uma de suas preciosidades: as ruínas de Chan Chan, e mais uma vez o Peru nos surpreendeu: Chan Chan não são simples ruínas, Chan Chan é a maior cidade de barro do mundo. Com seus 15 Km2 , Chan Chan chegou a ter 100 mil moradores no seu auge.
Trujillo_Huanchaco_Peru16
Trujillo_Huanchaco_Peru15
As paredes das construções são decoradas com símbolos da cultura chimu esculpidos no adobe ou em alto relevo. São pelicanos, peixes, redes de pesca e ondas entre outros, tudo representando a principal fonte de alimento na época, o mar.
Trujillo_Huanchaco_Peru17
A cidade foi construída pelos chimus, povo que sucedeu o declínio dos moches e se estabeleceu no deserto a beira mar peruano por cerca de 600 anos, até a ascensão dos incas. Em 1986 a cidade foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade, e até essa data o lugar era usado como pista de motocross, pode?
Trujillo_Huanchaco_Peru13
Mas isso é passado, nos últimos anos o governo peruano vem investindo em escavações e restauração dos tesouros encontrados até agora. Não custa lembrar importância de contratar um guia, só assim poderá entender a complexidade e importância do lugar.
Trujillo_Huanchaco_Peru18

Huacas del Sol e de la Luna: as pirâmides do deserto peruano

Trujillo_Huanchaco_Peru05
Huacas são os templos em forma de pirâmide sem ponta. Em Trujillo, no Peru, tem várias dessas e as mais conhecidas são as Huacas Arco- Iris, construída pelos Chimús, e a del Sol y de la Luna, de origem Moche. Essas são também pirâmides, um dos principais atrativos turísticos dessa região.
Trujillo_Huanchaco_Peru09
Atualmente (janeiro de 2014), apenas na Huaca de la Luna é permitida a visitação, e com guia. As outras estão em processo de escavação e restauração, e podemos ver de longe caminhando pelo enorme sítio arqueológico.
A Huaca de la Luna, apesar de ter sofrido a ação do tempo, ainda mostra sua grandiosidade e riqueza detalhes presentes na construção.
Trujillo_Huanchaco_Peru07
A Huaca de la Luna abriga dois templos sagrados, onde eram feitos cultos, com oferendas e sacrifícios aos deuses mochicas. Nas paredes dos templos ainda é possível ver esculpidas e pintadas as imagens de rituais de sacrifício, inclusive humanos.
Trujillo_Huanchaco_Peru08
O que mais chamou a atenção na explicação do guia, foi o fato de que dentro da pirâmide, os túmulos de cada dinastia terem sido cobertas pelas da dinastia seguinte, e são 5 níveis ao total. O que a primeira vista pode soar como desrespeito, na verdade, era uma forma dos moches demonstrarem respeito ao passado, sendo este a base para o futuro.
Trujillo_Huanchaco_Peru10
Como chegar, tickets e horário de funcionamento
  • As ruínas de Chan Chan ficam a 5 km do centro de Trujillo e abre todos os dias, das 9h às 16:30.
  • A entrada custa 10 soles por pessoa e neste valor não está incluso o guia, mas está inclusa a entrada para o Museo do Sitio e às Huacas Arco-Íris e Esmeralda, locais próximos às ruínas.
  • Na entrada da cidade ficam vários credenciados e seus serviços custam cerca 15 soles. A visita dura em torno de 1h30.
  • Para visitar a Huaca de la Luna, a entrada também custa 10 soles com guia incluso. O sítio fica a 8 km do centro de Trujillho, cerca de 40 min.
  • É bom beber bastante água, passar protetor solar e usar roupas confortáveis.
Boa viagem!

www.daportaprafora.com

Sem comentários: