Marine Le Pen pode ser julgada por incitamento ao ódio racial
Parlamento Europeu retirou-lhe a imunidade. Líder da extrema-direita francesa comparou as orações de rua muçulmanas à ocupação nazi.
A maioria dos deputados do Parlamento Europeu aprovou esta terça-feira o levantamento da imunidade a Marine Le Pen, que pode agora ser julgada em França por incitamento ao ódio racial.
A Procuradoria de Lyon acusou Le Pen há três anos, depois de a líder da Frente Nacional ter comparado as orações de rua dos muçulmanos à ocupação nazi do seu país durante a Segunda Guerra Mundial. Seguiu-se o pedido de levantamento da imunidade para Estrasburgo, agora aprovado.
"Sim, isto acontece porque eu sou uma dissidente", comentou Marine Le Pen. "Não temo absolutamente nada", acrescentou.
Se for considerada culpada, a política de extrema-direita pode ser condenada a um ano de prisão e ao pagamento de uma multa de 45 mil euros.
De mais longo prazo poderão ser as consequências políticas de um julgamento público, num momento em que a Frente Nacional tenta aproveitar a crescentemente popularidade de Le Pen para ganhar votos à direita e ao Partido Socialista do Presidente nas próximas eleições europeias, em 2014.
Uma sondagem de Junho do instituto YouGov antecipa 18% de votos para o partido, à frente dos socialistas e atrás da UMP, o maior partido de direita. Quando Le Pen foi eleita para o Parlamento Europeu, em 2009, a Frente Nacional obteve 6,3%.
Sem comentários:
Enviar um comentário