
Três contentores, que ainda não foram localizados, transportavam barris de peróxido orgânico em pó, um composto extremamente inflamável
Um navio perdeu pelo menos 270 contentores nas águas alemãs do mar do Norte (oceano Atlântico) na noite de terça-feira para quarta-feira, informou nesta quarta-feira a guarda costeira holandesa, especificando que três dos contentores transportam uma substância potencialmente perigosa.
O navio em questão, um porta-contentores com pavilhão do Panamá (MSC Zoe) com 396 metros de comprimento e 59 metros de largura, foi atingido por uma tempestade, indicou, por sua vez, o comando central de urgências marítimas alemão. Com fortes rajadas de vento registadas na região, cerca de 20 contentores, que transportavam peças automóveis, telas, lâmpadas e brinquedos, foram esta quarta-feira avistados ao largo das ilhas Wadden, a norte das costas holandesas.
Três contentores, que ainda não foram localizados, transportavam barris de peróxido orgânico em pó, precisou a guarda-costeira holandesa na rede social Twitter. Este composto químico é extremamente inflamável e é usado na fabricação de plásticos, poliestireno e PVC (material plástico com utilizações muito diversificadas). O contacto com este composto pode provocar, entre outros efeitos, irritação das vias respiratórias.
A guarda costeira holandesa está a aconselhar as pessoas a ficaram longe dos contentores e a informarem de imediato a polícia ou os bombeiros. As autoridades holandesas não têm informações sobre a carga dos restantes contentores que ainda não localizados.
O mar do Norte é parte do oceano Atlântico e está situado a sul do mar da Noruega, entre a Noruega e as ilhas Britânicas, ligando o canal Skagerrak (que separa a Noruega da Dinamarca) ao canal da Mancha (que separa a Inglaterra da França). Os limites geográficos do mar do Norte encontram-se no Reino Unido e nas ilhas Órcades, a oeste, na França, Bélgica, Holanda e Alemanha, a sul, na Noruega e Dinamarca, a leste, e nas ilhas Shetland, a norte.
observador.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário