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domingo, 23 de setembro de 2018

Os 15 maiores navios do mundo poluem mais do que todos os automóveis do planeta

Os 15 maiores navios do mundo poluem mais do que todos os automóveis do planeta



Numa altura em que a grande causa da poluição é apontada para a indústria automóvel, a Carbon War Room (organização sem fins lucrativos) publica um estudo preocupante.Segundo esse estudo, de 90% do comercio mundial é feito com recurso ao transporte marítimo e claro está as cadeias de logísticas associadas.

Navios gigantes, alimentados a fuelóleo (o desperdício do processo de refinação do petróleo) que transportam milhões de toneladas de carga, são responsáveis por movimentar a economia do mundo. O automóvel, o telemóvel e produtos alimentares, tudo é transportado por estes navios. Unindo os vários continentes, o transporte marítimo é a fulcral nas trocas comerciais de todo o mundo.
De acordo com a CWR, os 15 maiores navios do mundo, sozinhos, emitem mais NOx e enxofre para a atmosfera do que os 1.300 milhões de automóveis a circular em todo o mundo. E no mundo existem muitos milhares de navio a navegar emitindo milhões de toneladas de NOx para a atmosfera.

Estes navios alimentam-se de fuelóleo. Um combustível derivado do petróleo, muito menos refinado do que a gasolina ou o gasóleo que colocamos nos nossos carros.
Embora os navios emitam apenas 3% dos gases de efeito estufa, a quantidade de óxidos de azoto (o famoso NOx) emitidos para a atmosfera é preocupante e ultrapassa as emissões dos 1.300 milhões de veículos que circulam atualmente em todo o mundo.
No entanto, a pressão ambiental sobre a indústria automóvel aumenta ano após ano e que tem feito a carga fiscal e o custo dos automóveis aumentar.
Já na indústria naval e nas empresas de transporte marítimo a pressão também tem aumentado, mas em muito menor escala.


De acordo com o The Economist, o preço do transporte marítimo está em mínimos históricos. A enorme oferta que existe no setor causado uma baixa de preços, o que deixa as empresas de transporte marítimo sem margem para grandes investimentos que visem reduzir a pegada ecológica da sua atividade. Um processo tecnologicamente muito lento, pois converter um navio a GNL por exemplo não é feito de um dia para outro, e muito caro do ponto de vista económico, pois essas conversões são extramente dispendiosas.

Há no entanto um aspeto importante que importa, grande parte das emissões dos navios ocorrem em alto mar, pelo que de imediato causa menos danos à saúde publica que os automóveis nas cidades.

Qual o futuro


Organização das Nações Unidas concordou em impor restrições à poluição destes grandes navios até 2020, e a União Europeia também tomou medidas nesse sentido, medidas essas que poderão aumentar a pressão sobre o setor, e que certamente terá reflexos no preço dos produtos para o consumidor final. Afinal de contas, 90% do comércio mundial é feito por intermédio do transporte marítimo.




Definição: Esta entrada fornece o total eo número de cada tipo de navio comercial de propriedade privada ou pública para cada país; navios militares não estão incluídos; os cinco navios por tipo incluem: transportador a granel - para carga, como carvão, grãos, cimento, minérios e cascalho;contentor - para cargas em contentores de tamanho de caminhão, um sistema de transporte chamado contentorização; carga geral - também designados por "graneleros" para uma ampla gama de mercadorias embaladas, como têxteis, móveis e máquinas; petroleiro â € "para petróleo bruto e produtos petrolíferos; outros - incluindo transportadoras de produtos químicos, dragas, transportadores de gás natural liquefeito (GNL), navios de carga refrigerados (chamados reefers), rebocadores, embarcações de passageiros (cruzeiros e ferries) e navios de abastecimento offshore.
Descrição: O mapa exibido aqui mostra como Número de navios da marinha mercante varia de acordo com o país. A tonalidade de cor do país corresponde à magnitude do indicador. Quanto mais escura a cor, mais alto o valor.

Fonte: CIA World Factbook - A menos que indicado de outra maneira, toda a informação en esta página es correta até Janeiro 1, 2018


PaísNúmero de navios da marinha mercanteAno
Panamá5,7642008
Libéria1,9482008
China1,7752008
Malta1,2812008
Baamas1,2132008
Singapura1,1312008
Rússia1,1302008
Antígua e Barbuda1,0592008
Hong Kong1,0092008
Indonésia9652008
Chipre8682008
Grécia8242008
Coreia do Sul7382008
Noruega7152008
Japão6762008
Itália6042008
Camboja5862008
São Vicente e Granadinas5822008
Países Baixos5662008
Turquia5652008
Índia4772008
Reino Unido4742008
Estados Unidos4462008
Tailândia4052008
Filipinas3832008
Alemanha3822008
Vietname3142008
Malásia3042008
Dinamarca2992008
Belize2612008
Geórgia2092008
Suécia1942008
Ucrânia1932008
Canadá1712008
Coreia do Norte1712008
Espanha1672008
Comores1442008
França1412008
Brasil1352008
Irão1312008
Honduras1262008
Ilhas Caimão1242008
Portugal1172008
Serra Leoa1132008
São Cristóvão e Neves1042008
Taiwan1022008
Síria962008
Finlândia922008
Azerbaijão862008
Egipto772008
Croácia752008
Tuvalu742008
Mongólia732008
Barbados712008
Bulgária712008
Bélgica682008
Mónaco642008
México602008
Emiratos Árabes Unidos602008
Arábia Saudita592008
Venezuela592008
Nigéria552008
Eslováquia542008
Domínica532008
Austrália522008
Vanuatu512008
Lituânia502008
Chile482008
Argentina472008
Luxemburgo452008
Bangladeche412008
Kuwait382008
Líbano352008
Marrocos352008
Argélia352008
Birmânia332008
Equador332008
Estónia332008
Suíça322008
Jordânia302008
Irlanda272008
Eslovénia262008
Bolívia252008
Albânia242008
Sri Lanca242008
Papua-Nova Guiné242008
Paraguai222008
Letónia222008
Catar202008
Roménia192008
Israel182008
Líbia172008
Colômbia152008
Paquistão142008
Tonga142008
Uruguai142008
Iraque132008
Jamaica132008
Cuba122008
Polónia112008
Nova Zelândia112008
Etiópia102008
Trindade e Tobago92008
Madagáscar92008
Tanzânia92008
Moldávia82008
Tunísia82008
Turquemenistão82008
Fiji82008
Cabo Verde82008
Brunei82008
Áustria72008
Barém72008
Guiana72008
Quiribáti72008
São Tomé e Príncipe72008
Seicheles62008
Peru62008
Maurícia52008
Cazaquistão52008
Gâmbia52008
Eritreia52008
Angola52008
Montenegro42008
Iémen42008
Porto Rico32008
Sudão32008
Gana32008
Gronelândia22008
Gabão22008
Islândia22008
África do Sul22008
Togo22008
Moçambique22008
Nova Caledónia22008
Omã22008
Suriname12008
Laos12008
Timor Leste12008
Somália12008
Quénia12008
República Checa12008
Guiné Equatorial12008
Costa Rica12008
República Dominicana12008
Jibuti12008
Congo-Brazzaville12008
Congo-Kinshasa12008
Camarões12008
Namíbia12008
Samoa12008
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