AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sexta-feira, 28 de abril de 2017

A CRISÁLIDA DO BESOURO


Bem-vindos uma vez mais ao Japão, berço de Godzilla e lugar onde o entusiasta dos insetos Hirofumi Kawano cria lindos animaizinhos de companhia. Kawano publicou em seus perfis das redes sociais os vídeos de um deles, e é digno de qualquer filme de terror. O que você verá no primeiro vídeo é a crisálida de um besouro-hércules (Dynastes hercules). Como a maior parte dos insetos, os besouros atravessam uma fase de crescimento intermediária entre seu estado larvário e seu estado adulto.

VÍDEO


Nessa fase de crescimento envolvem seu corpo com um casulo protetor que vai mudando de forma até se converter em um esquema do animal definitivo. Neste caso, o animal definitivo tem esse glorioso aspecto:
Não importa qual é seu pior pesadelo, a crisálida deste besouro vai substitui-lo
Se a crisálida tem esse tamanho tão descomunal é simplesmente porque o besouro-hércules é descomunal. Os machos da espécie podem chegar a medir 18 centímetros incluindo seu poderoso corno. Aqui dois desses pequenos monstros em ação:

VÍDEO

Em forma de larva também são adoráveis. O estado larvário deste besouro dura um ou dois anos, até que a larva atinge um tamanho de 11 centímetros e pesa umas 120 gramas. Em sua defesa devemos dizer que o besouro-hércules é completamente inofensivo para o ser humano e que só se alimenta de frutas. Nesta página (em inglês) dão alguns conselhos sobre sua criação, que parece ser todo um hobby no Japão.

VÍDEO

www.mdig.com.br

Sem comentários: